ACESSIBILIDADE URBANA EM UM DOS PRINCIPAIS EIXOS VIÁRIOS DA CIDADE DO RECIFE – PE, AVENIDA GOVERNADOR MIGUEL ARRAES DE ALENCAR (AVENIDA NORTE).

Autores

  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega Universidade de São Paulo

Resumo

A cidade, com suas dimensões polissêmicas, polifônicas e polimorfas, apresenta-se como um texto de alta complexidade para ser apreendido em apenas um lance de olhar. Por isso a herança positivista de pensar e analisar a realidade a fragmenta em pedaços para tentar simplificar a análise e com isso se desconsidera a totalidade como um movimento indispensável para ler e interpretar o mundo real e concreto. Utilizando perspectivas de método que tenham como espinha dorsal a dialética, busca-se superar a contradição do todo e das partes buscando subtotalidades que ajudem a entender o movimento de totalização da cidade. Neste sentido a circulação e acessibilidade, quando entendidas com base nos seus limites e potencialidades, ajudam a estabelecer elementos de análise que tentam revelar a produção desigual do espaço urbano para que seja possível tensionar a lógica de reprodução do espaço urbano a serviço do capital. Neste pequeno artigo, tenta-se, com base no método progressivo regressivo de Henri Lefebvre revelar as fragilidades da reprodução do espaço urbano na Avenida Norte, localizada na cidade do Recife, Pernambuco.

Palavras-chave: Espaço Urbano, Acessibilidade, Avenida Norte (Recife).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade de São Paulo

Geógrafo, Doutorando em Geografia Humana pela USP
Aluno Pesquisador do grupo Sociedade Natureza - NEXUS (UFPE/CNPq). Membro do grupo de Pesquisa: Desenvolvimento do Espaço, Território e Região - GPDeTER.

Downloads

Edição

Seção

Artigos