VGI, GEOTECNOLOGIAS OPEN SOURCE E GESTÃO DO TURISMO EM COIMBRA, PORTUGAL

VGI, OPEN SOURCE GEOTECHNOLOGIES AND TOURISM MANAGEMENT IN COIMBRA, PORTUGAL

Autores

  • Antonio Carlos Campos Universidade Federal de Sergipe
  • Cristiane Alcântara de Jesus Santos Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0001-7028-0886
  • Claudete Oliveira Moreira Universidade de Coimbra

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as bases de informações turísticas georreferenciadas da região de Coimbra, Portugal, através das tecnologias Open Source, como uma possibilidade de gerar uma contribuição para os diversos setores da gestão do destino. Metodologicamente, busca-se discutir sobre processos de interação corporativa pública e/ ou privada na construção de um GeoPackage relacional ancorado em Web GIS Server (QGIS Cloud), que usa o conceito de software como serviço (SaaS), sem a necessidade de criar uma estrutura única de hardware, software e recursos humanos dedicados ao GIS municipal, que podem ser acessados nos sites e aplicativos públicos. Assim, o uso integrado de dados oficiais dos diferentes níveis de governo e os dados considerados individuais, gerados pelos cidadãos e disponíveis nos exploradores Google Maps, Bing Maps, Open Street Maps, Waze, etc., podem ser livremente extraídos, armazenados e distribuídos. Como resultado, a sua incorporação na gestão ajuda a identificar, atualizar, analisar e produzir informações colaborativas voluntárias demonstrando a descentralização do processo de produção e controle espacial da informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Campos, Universidade Federal de Sergipe

Geógrafo. Pós-Doutor em Geografia e Turismo, Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Geografía, Planificaci´ón Territorial y Gestión Ambiental, Universitat de Barcelona, Espanha. Professor Associado do Departamento de Geografia, UniVersidade Federal de Sergipe. Investigador do Grupo de Pesquisa Gestão do Turismo e Hospitalidade (CNPQ/UFS), Brasil.

Cristiane Alcântara de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe

Geógrafa. Pós-Doutora em Geografia e Turismo, Universidade de Coimbra, Portugal. Doutora em Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental, Universitat de Barcelona – Espanha. Professora Adjunta do Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe. Investigadora do Grupo de Pesquisa Gestão do Turismo e Hospitalidade – CNPq/UFS

Claudete Oliveira Moreira, Universidade de Coimbra

Doutora em Turismo, Lazer e Cultura, Univeridade de Coimbra, Portugal. Licenciada em Geografia, Universidade de Coimbra, Portugal. Investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), Grupo Turismo, Património e Território. Professora do Departamento de Geografia e Turismo, Faculdade de Artes e Humanidades, Universidade de Coimbra, Portugal.

Downloads

Publicado

2021-09-12

Edição

Seção

Artigo: Análise Regional