INDICADORES DA SUSTENTABILIDADE DA PAISAGEM URBANA EM ÁREA TURÍSTICA FUNCIONAL DO CENTRO HISTÓRICO PATRIMÔNIO MUNDIAL DE SÃO LUÍS (MARANHÃO, BRASIL)

SUSTAINABILITY INDICATORS OF THE URBAN LANDSCAPE IN A FUNCTIONAL TOURIST AREA IN THE HERITAGE CITY OF SÃO LUÍS (MARANHÃO, BRAZIL)

  • Saulo Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Objetiva-se no presente estudo apresentar um modelo de eixo representativo quanto à indicadores da paisagem urbana de forma integrada, tendo como estudo de caso o centro histórico de São Luís (Maranhão, Brasil). A condensação de dados permitiu a conjugação de diversos resultados alcançados, partindo-se de pressupostos da sustentabilidade. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, assim como pesquisa de campo que aconteceu ao longo do ano de 2015 com diversos atores, totalizando em 767 pessoas entrevistadas. Os resultados destacam que a análise integrada dos contextos social, cultural, econômico, político e ambiental foi possível construir um modelo de indicador da sustentabilidade da paisagem urbana em centros históricos.

Biografia do Autor

Saulo Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Gestão Urbana - PUCPR

Doutor em Geografia - UFPR

Professor do Departamento de Turismo & Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão

Professor Permanente do Mestrado em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão

Professor Convidado da Maestría en Gerencia Turística - Universidad de SanBuenaventura (Cali - Colômbia)

Líder do Grupo de Pesquisa "Turismo, Cidades e Patrimônio"

 

Publicado
2022-01-17
Seção
Artigo: Cidade-Urbano