APLICAÇÃO DA MATRIZ DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE IMPACTO (RIAM) EM CEMITÉRIO PÚBLICO NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN

APPLICATION OF THE RAPID IMPACT ASSESSMENT MATRIX (RIAM) IN PUBLIC CEMETERY IN THE CITY OF MOSSORÓ/RN

Autores

  • Alana Ticiane Alves do Rêgo UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carlos Daniel Silva e Souza UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Natália de Oliveira Gomes FACHUSC- Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central https://orcid.org/
  • Rafael Silva de Souza UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Os cemitérios são considerados empreendimentos que apresentam uma elevada taxa de poluentes provenientes dos corpos em decomposição. Esse contexto impõe risco ao meio ambiente e a saúde pública, especialmente, quando concentrado é um adensamento urbano. Dentro dessa perspectiva, encontra-se o cemitério público São Sebastião, inserido na área urbana no município de Mossoró/RN. Partindo dessa premissa, com intuito de avaliar os possíveis impactos ambientais presentes na área do cemitério São Sebastião, objetivou-se realizar uma avaliação do meio físico-químico e biológico mediante aplicação do Método da Matriz de Avaliação Rápida de Impacto (RIAM). Somado a isso, com finalidade de propor intervenções preventivas e atenuadoras, aplicou-se a matriz de prioridades, também denominada matriz GUT, para direcionamento estratégico das problemáticas evidenciadas. Diante do levantamento realizado, diagnosticou-se a presença de impactos ambientais adversos nos componentes avaliados. Junto a isso, com o auxílio da matriz GUT foi possível apontar os compartimentos que necessitam de prioridade de atenção. De todo modo, espera-se que essa pesquisa possa dar suporte para elaboração de medidas corretivas e preventivas, bem como servir de base para futuros trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Ticiane Alves do Rêgo, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2013 - 2018) e em Engenharia Ambiental e Sanitária (2018 - 2020) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atualmente é Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN - UERN). Integra o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS - UFERSA).

Carlos Daniel Silva e Souza, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, é pesquisador da Geografia Ambiental, possui habilidades na utilização do SIG.

Natália de Oliveira Gomes, FACHUSC- Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central

Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia.

Rafael Silva de Souza, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou do projeto Geografia escolar: cultura, cidadania e formação docente pelo Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado ao curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participou como professor voluntário no projeto de extensão Cursinho Popular Emancipa vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrou o Grupo de Estudos em Saneamento Ambiental no Semiárido (ESAS-UFERSA). Integrou o projeto de fluxo contínuo As Redes de Lugares Turísticos do Litoral Norte do Polo Costa das Dunas (LAGHUM-UERN). Participa como Pesquisador voluntário no projeto Turismo de Negócio Pelo (PIBIC-UERN). Participa como pesquisador voluntário no projeto O Plano Diretor do município de Mossoró-RN como componente da política urbana local: o direito à cidade em questão (PIBIC-UERN). Participa como professor voluntário no Cursinho Popular Cidadania vinculado ao Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do projeto de extensão Tecendo Redes de Cidadania vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e Política ? DCSP da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vinculado ao Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM-UERN)

Downloads

Publicado

2022-03-27

Edição

Seção

Artigo: Dinâmica Ambiental