NARRATIVAS DE VIAGEM ALTERNATIVAS: UM ENCONTRO ENTRE A OBRA DE MARIA GERALDA DE ALMEIDA E A EXPERIÊNCIA DO DIGITAL INCLUENCER, JESSE KOZ

ALTERNATIVE TRAVEL NARRATIVES: AN ENCOUNTER BETWEEN THE WORK OF MARIA GERALDA DE ALMEIDA AND THE EXPERIENCE OF DIGITAL INCLUENCER, JESSE KOZ

  • João Mendes Rocha Neto Universidade de Brasília
  • Edna Maria Furtado Professora da UFRN

Resumo

O estudo do fenômeno turístico, sob a lentes da Professora Maria Geralda de Almeida, sempre valorizou o olhar do viajante, que resultou em uma rica obra que mesclava a visão da geógrafa com a de outros campos do conhecimento, notadamente da antropologia. A proposta do artigo é apresentar, a partir da obra de Maria Geralda de Almeida, uma visão alterativa da narrativa da viagem, com base na experiência vivida pelo Digital Influencer Jesse Koz, em duas viagens pelo Brasil e demais países das Américas. O suporte teórico, apesar de acionar autores diversos e de campos de conhecimento distintos, centrou-se na obra de Maria Geralda de Almeida. A análise se complementou a partir do acervo encontrado das redes sociais de Jesse Koz, que possibilitou a interpretação, de uma forma alternativa, em narrar sua experiência como viajante. Dessa forma, foi possível compreender que, para além das narrativas de viagem tradicionais, a contemporaneidade oferece alternativas que descrevem tais experiências, a partir do uso de linguagens adaptadas as mídias sociais.

Biografia do Autor

João Mendes Rocha Neto, Universidade de Brasília

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e Doutorado em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluiu o estágio pós doutoral junto ao Centro de Estudos em Gestão e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra em 2014. Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília, na área de Administração Pública e Políticas Públicas. Foi professor do curso de Geografia da Universidade Aberta do Brasil/UnB nas áreas de Geografia Humana, Geografia Econômica, Teoria e Método do Ensino de Geografia. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia. Tem experiência na área de relações federativas, capacidades institucionais, gestão local, coordenação e fragmentação de políticas públicas, crescimento urbano e regional, desenvolvimento regional, transportes, turismo e ordenamento do território.

Edna Maria Furtado, Professora da UFRN

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1976), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Pós-Doutorado no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território - CEGOT - da Universidade de Coimbra/Portugal (2012/2013). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
2022-11-02