O CULTIVO DE ALIMENTOS NOS QUINTAIS E A COMERCIALIZAÇÃO NOS CIRCUITOS CURTOS
FOOD GROWING IN BACKYARDS AND MARKETING IN SHORT CIRCUITS
Resumo
No presente artigo o objetivo é analisar a apropriação do espaço de dentro – os quintais – pelas mulheres, para a produção de hortaliças, frutas, ervas medicinais, criação de pequenos animais, com vistas ao consumo familiar, assim como a comercialização nos circuitos curtos. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas a respeito da temática e utilizou-se de pesquisa de campo, com a observação dos quintais e a realização de entrevistas com as mulheres nas comunidades rurais de Curralinho e Fazenda Velha, distritos localizados nos municípios de Diamantina e de Sete Lagoas, Minas Gerais, e com as mulheres feirantes nos municípios de Iporá e de Pirenópolis, Goiás, e na comunidade quilombola de Sítio Alto e no povoado Lagoa a Volta nos municípios de Simão Dias e Porto da Folha em Sergipe. Os quintais conformam espaços onde os saberes são transmitidos por diferentes gerações, expressando as vivências, os fazeres cotidianos, a organização, divisão e aproveitamento da terra para cultivos e criação de pequenos animais. A produção, embora pouco valorizada, é relevante para a segurança alimentar dos membros familiares. Em algumas comunidades o excedente é comercializado nos circuitos curtos, como as feiras livres nos municípios, ou vendido a intermediários, sobretudo os pequenos animais, e no caso do suíno é a poupança da mulher. Valorizar os quintais significa valorizar o conhecimento transmitido por diferentes gerações, as tradições, a cultura em um espaço que é lugar de vida e de trabalho.
Copyright (c) 2022 Revista GeoNordeste

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Você é livre para:
- Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
- Adaptar - transformar e construir sobre o material
- O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - Você deve dar crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas . Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
Não Comercial - Você não pode usar o material para fins comerciais .
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.