O Espaço Sob a Ótica da Geografia Agrária: Breves Considerações

Autores

  • Cleiton Costa Denez Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.
  • Sergio Fajardo Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava-PR.

Resumo

O objetivo do presente artigo é construir uma análise relativa às diferentes abordagens conceituais e das matrizes empregadas para o espaço como objeto de estudo geográfico sob a ótica da geografia Agrária. Nesse sentido é considerada a influência das correntes de pensamento ou dos chamados paradigmas da Geografia como relevante para a compreensão do processo. Como resultado dessa reflexão teórico-epistemológica, constatamos quefatores de ordem política, econômica e social direcionaram as tendências conceituais da Geografia Agrária. A investigação do artigo revelou que nas últimas décadas o campo ganha destaque nas esferas políticae econômica, afetando diretamente os rumos da subárea da Geografia Agrária. Palavras-chave: Espaço, Geografia Agrária,Epistemologia da Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Costa Denez, Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (2011). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Graduado em Geografia/Licenciatura pela Faculdade de Jandaia do Sul (2008). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011), na linha de pesquisa Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos. Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor de Geografia na Rede Estadual do Paraná - SEED e Professor da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, Geografia Agrária e Epistemologia da Geografia.

Sergio Fajardo, Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava-PR.

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), UNICENTRO, em Guarapuava - PR. Doutor em Geografia pela UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP (2007) e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) onde também se graduou em Geografia (1997). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Rural, Desenvolvimento Regional, Organização do Espaço, Estudos Agrários, Cooperativismo Agropecuário, Paisagem Regional, Territorialidade Corporativa, Setor Agroindustrial, Agricultura Familiar, Economia Regional e Território, Categorias Geográficas e Epistemologia da Geografia. É autor dos livros "Territorialidades Corporativas no Rural Paranaense", publicado em 2008, e "Cooperativas Agropecuárias no Complexo Agroindustrial", de 2012. Foi Vice-Chefe do Departamento de Geografia da UNICENTRO, em Guarapuava-PR, 2009-2010, e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Geografia da UNICENTRO no período 2011-2012.

Downloads

Publicado

2013-03-11

Edição

Seção

Artigos