ABORDAGEM SISTÊMICA: BASE TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DA DINÂMICA AMBIENTAL (GEOSYSTEMIC APPROACH: THEORETICAL-METHODOLOGICAL BASIS FOR THE STUDY OF ENVIRONMENTAL DYNAMICS)

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Resumo

O presente estudo apresenta uma discussão acerca da Teoria Sistêmica como base teórico-metodológica para o estudo da dinâmica ambiental. O estudo baseou-se na abordagem geossistêmica, pois buscou gerar um debate acerca da metodologia da pesquisa em Geografia Física, principalmente, voltada para o problema da degradação/desertificação. A revisão de literatura teve como obras principais aquelas que discutem a respeito dos geossistemas ou sistemas ambientais. Após a discussão do aporte teórico, foram apresentados vários trabalhos realizados no Nordeste do Brasil, que usaram o método sistêmico como forma de compartimentar a paisagem em suas características geoambientais, potencialidades e limitações para fins de planejamento e mitigação dos efeitos da degradação/desertificação. Há uma grande importância em relação ao uso do método sistêmico como aporte teórico para a compreensão das interações entre os elementos bióticos, abióticos e ação antrópica. Logo o estudo da dinâmica ambiental apoiado na Teoria Geral dos Sistemas mostra-se satisfatório. Constata-se não haver definição de método único para estudos sobre a degradação ambiental. Cite-se o processo de degradação/desertificação que possui causas naturais aceleradas pelas atividades antrópicas, devendo-se aprofundar os estudos sobre essa temática para subsidiar o planejamento ambiental e melhorar a qualidade de vida da população atingida.

Palavras-chave: Degradação, Abordagem Integrada, Metodologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Montenegro - FAM (2009); Especialista em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro - FAM (2009). Tem experiência em estudos de de degradação/desertificação e ensino de ciências. Tem publicações de manuscritos completos em periódicos, além de trabalhos completos e resumos sobre as temáticas em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri, Classe D II, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia, em nível de Mestrado, da Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo estudos na linha de pesquisa de Estudos Regionais e Geoambientais, na área de Geografia Física, com especialidade em Degradação/Desertificação.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Edição

Seção

Artigos