EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA E DO EMPREGO FORMAL INDUSTRIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL – 1998/2008 (EVOLUTION OF INDUSTRY AND OF FORMAL INDUSTRIAL EMPLOYMENT IN THE METROPOLITAN REGION OF NATAL - 1998/2008)

Autores

  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri – URCA Professor do Departamento de Economia

Resumo

As políticas macroeconômicas mundiais do final do século XX provocaram impactos significativamente elevados em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A reestruturação produtiva repercutiu acentuadamente no mundo do trabalho, sobretudo em setores de atividades/trabalho intensivo. O objetivo deste artigo é fazer uma análise da dinâmica industrial e do emprego formal na indústria na Região Metropolitana de Natal (RMN) no período de 1998/2008. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), mostram que houve aumento no número de indústrias na RMN, com taxa de crescimento de 59,36% no período, e também mostram que 15,09% dos empregos formais da RMN estavam na indústria. Contudo, um setor tradicional, o têxtil, respondia por mais de 50% da mão de obra, sendo que 52,08% dos trabalhadores formais da Grande Natal estavam na grande indústria no ano de 2008. Acrescente-se que predomina a mão de obra masculina, e a faixa etária predominante está entre 30 e 39 anos. Também foi registrada melhora no nível de escolaridade, o que não garantiu redução na rotatividade, nem melhorias salariais, uma vez que 79,54% dos trabalhadores formais da indústria na Grande Natal ganhavam até 2 Salários Mínimos em 2008.

PALAVRAS-CHAVE: Emprego Formal; Indústria; RMN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri – URCA Professor do Departamento de Economia

Doutorando em Economia – Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE-UNICAMP.

Downloads

Publicado

2015-08-20

Edição

Seção

Artigos