UM TRABALHO INTELECTUAL E PROPOSITIVO PERTINENTE AO URBANISMO E À GEOGRAFIA (AN INTELLECTUAL AND PROPOSITIVE WORK RELATIVE TO URBANISM AND GEOGRAPHY)

Autores

  • Pedro Henrique Freire Janzantti Departamento de Geografia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP)

Resumo

AGUIAR PEDRO, A. Análise temporal dos setores de aglomerados subnormais dos censos 2000 e 2010: o estudo de caso da subprefeitura de São Mateus no município de São Paulo - SP. Dissertação (Mestrado em Geografia). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Universidade de São Paulo), 2016.

A presente resenha visa apresentar uma dissertação recém defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física, do Departamento de Geografia, da Universidade de São Paulo. Discute-se a base cartográfica de favelas fornecida pela prefeitura municipal de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nesse contexto, discute-se a Geografia como ciência propositiva e utiliza-se esse trabalho como exemplo de aliador do conhecimento técnico e das discussões teóricas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Freire Janzantti, Departamento de Geografia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP)

Estudante de Geografia e Técnico em Geodésia e Cartografia. Realizou intercâmbio acadêmico na Charles University em Praga. Desenvolveu projetos nas áreas de cartografia e geoprocessamento com banco de dados de órgãos públicos.

Referências

CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos: INPE, 2001.

CARDOSO, A. L. Avanços e desafios na experiência brasileira de urbanização de favelas. Cadernos Metrópole., n. 17, 2007.

CRAMPTON, J. W.; KRYGIER, J. Uma introdução à cartografia crítica. In: Cartografias sociais e território. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ, p. 85-111, 2008.

SANTOS, M.; CARVALHO, A. A Geografia aplicada. Salvador: UFBA/LGER, 1960.

VENTURI, L. A. B. O papel da técnica no processo de produção científica. Boletim Paulista de Geografia, n. 84, p. 69-76, 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Resenhas