Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

 Artigos

São textos de fôlego, resultado de pesquisa bibliográfica ou arquivística. Necessariamente atenderão às normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, cuja argumentação e defesa de hipóteses, problemas ou objetos serão cuidadosamente realizados. É obrigatório, neste caso, o envio de abstract em inglês. Solicitam-se materiais com no mínimo 9 laudas e no máximo 20 laudas.

Resenhas

 São trabalhos concisos, de recensão de textos, filmes, livros, sítios eletrônicos ou outras fontes/obras, com normas e formas de referência de costume no ambiente acadêmico, com identificação objetiva dos objetos recenseados. Serão aceitas apenas as resenhas de obras dos últimos 4 (quatro) anos. Solicitam-se materiais com no mínimo 3 laudas e no máximo 6 laudas.

 Atenção: Além de obedecerem às normas de referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os trabalhos devem satisfazer os seguintes requisitos:

  1. Tipo de letra: Times New Roman.
  2. Tamanho da letra: 12.
  3. Espaçamento entre linhas: 1,0.
  4. Tamanho da letra para citações destacadas: 10.
  5. Não devem utilizar o formato autor-data, mas as referências devem vir em forma de notas de fim (final do texto), antes apenas da bibliografia. Obs.:as notas de fim devem ter numeração romana maiúscula
  6. Título e subtítulo do texto em negrito. Frase em letra minúscula.
  7. Abaixo do título deve vir apenas o(s) nome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita e em itálico.
  8. Resumo:
  • Espaçamento entre linhas: 1,0.
  • Até 1.000 caracteres com espaço. De 3 a 5 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula.
  • Os artigos devem conter um resumo em português e um resumo em inglês obrigatoriamente. Não serão aceitos outro idioma exceto estes.
  • O abstract deve vir acompanhado do título do trabalho em inglês, negrito, justificado, com frase em letra minúscula. Também devem constar as palavras-chaves em inglês.
  1. Os artigos não devem conter imagens ilustrativas. Serão aceitos somente imagens como objeto de estudo e tabelas ou gráficos para os artigos nos quais estas sejam indispensáveis ao entendimento dos mesmos.
  2. Anexado à resenha, deve ser enviado um segundo arquivo contendo a imagem do documento resenhado.
  3. Notas:
  • Letra Times New Roman, tamanho 10.
  • Espaçamento entre linhas e entre notas 1,0.
  • Devem vir obrigatoriamente em algarismo romano (Ex.: I, II, III...), letra maiúscula (ex: XXI), formatos obrescrito. Não serão aceitas as notas em romano que vierem em letra minúscula (ex: xvii).
  • Devem vir ao final do artigo, antes apenas da bibliografia. Não serão aceitas notas de rodapé.
  • A(s) primeira(s) nota(s) obrigatoriamente deve(m) conter os dados do(s) autor(es), com até 360 caracteres com espaço. Se o texto for proveniente de financiamento de pesquisa, ou adaptado de uma palestra, o autor deve explicar isso na mesma nota que constará seus dados pessoais.

Ex: IMestranda em História pela UFRJ. Este texto foi produzido com financiamento da FAPITEC/SE.

Artigos: até 02 (dois) autores por texto.

Resenhas: Apenas 1 (um) autor por texto.

Serão recusados os textos que descumprirem estas normas. 

 Os trabalhos devem ser enviados OBRIGATORIAMENTE pelo endereço eletrônico: historiar@getempo.org e estarão sujeitos a parecer técnico-científico. A agenda de resposta para a candidatura será enviada em até 180 (cento e oitenta) dias.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.