Cinema, história e ensino: reflexões para a prática

Autores

  • Priscila Dantas Fernandes

Resumo

Resumo

Recebido: 03/04/2018

Aprovado: 10/07/2018

Publicado: 10/10/2018

Este artigo tem como objetivo abordar a relação entre História e Cinema, refletindo acerca da utilização de filme como recurso didático e como fonte histórica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. As tecnologias da informação e comunicação (TICs) estão sendo introduzidas nas escolas como elementos facilitadores do ensino, contribuindo para a sua melhoria. Assim, o filme tem a configuração de um recurso didático facilitador nas aulas, ou seja, recurso didático nas aulas de História. Ensinar, a partir do cinema, significa provocar o olhar do sujeito, despertar seu senso crítico e estimular seus sentidos com a imagem em movimento. A utilização de filmes como recurso pedagógico pode, portanto, contribuir para ampliação de práticas educacionais dos professores de História, incorporando-as aos processos de construção do conhecimento histórico. Podem ser utilizados também como documentos pelo historiador no intuito de divulgar tal conhecimento.

Palavras-chave: Ensino de História. Filme. Fonte histórica. Tecnologia da Informação e Comunicação.


Downloads

Publicado

2018-10-10

Como Citar

Fernandes, P. D. (2018). Cinema, história e ensino: reflexões para a prática. Boletim Historiar, 5(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/10102

Edição

Seção

Artigos