Principais atos normativos da Educação Física escolar brasileira (1822 -1985)

Autores

  • Paulo Rogério de Lima
  • Cesar Augusto Sadalla Pinto

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os principais atos normativos da Educação Física escolar brasileira no período entre 1822 e 1985, destacando trechos legais que influenciaram a formação e a prática docente ao longo desses anos. Para desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa documental em meio eletrônico, sendo os documentos legais analisados e combinados com referenciais teóricos. Este estudo revelou que a Educação Física, mencionada nos atos normativos, estava vinculada aos interesses governamentais de cada época com o intuito de contribuir para formação do modelo de “cidadão” que se pretendia na sociedade brasileira, sendo que as bases ideológicas e metodológicas se fundamentavam nos métodos de ginástica europeus e posteriormente no esporte. Consideramos como rica em significados as análises históricas dos atos normativos por permitirem destacar elementos da formação e prática docente em Educação Física em alguns períodos históricos brasileiros.

Palavras-chave: Educação Física. Atos normativos. Prática docente. Períodos históricos brasileiros.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

de Lima, P. R., & Sadalla Pinto, C. A. . (2020). Principais atos normativos da Educação Física escolar brasileira (1822 -1985) . Boletim Historiar, 7(03). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/15020