Principais atos normativos da Educação Física escolar brasileira (1822 -1985)
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os principais atos normativos da Educação Física escolar brasileira no período entre 1822 e 1985, destacando trechos legais que influenciaram a formação e a prática docente ao longo desses anos. Para desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa documental em meio eletrônico, sendo os documentos legais analisados e combinados com referenciais teóricos. Este estudo revelou que a Educação Física, mencionada nos atos normativos, estava vinculada aos interesses governamentais de cada época com o intuito de contribuir para formação do modelo de “cidadão” que se pretendia na sociedade brasileira, sendo que as bases ideológicas e metodológicas se fundamentavam nos métodos de ginástica europeus e posteriormente no esporte. Consideramos como rica em significados as análises históricas dos atos normativos por permitirem destacar elementos da formação e prática docente em Educação Física em alguns períodos históricos brasileiros.
Palavras-chave: Educação Física. Atos normativos. Prática docente. Períodos históricos brasileiros.