Preservação da memória escolar: o jornal estudantil The Catamount

Autores

  • Caroline de Alencar Barbosa

Resumo

Neste artigo, discutiremos a importância da memória e dos acervos escolares a partir dos jornais estudantis, especificamente o periódico TheCatamount, utilizado na Cubberley Sennior High School, em 1967. A escola foi palco de um experimento fascista que      refletiu       nos discursos dos alunos e, consequentemente, nas notícias veiculadas na instituição. No que se refere à Educação, destacamos que, cronologicamente, os arquivos contêm evidências sobre esta      que e podem indicar os caminhos para uma reconstituição do passado. Assim, compreendemos o jornal estudantil como comunicador intérprete para um público cujo objetivo era apontar os anseios e descontentamentos de uma geração. Através de seu estudo, é possível compreender as questões sociais que estavam em pauta para estes discentes, identificando suas opiniões acerca da política, da instituição escolar, do cotidiano e      das ações pedagógicas, além de suas insatisfações e reivindicações.

Palavras-chave: Educação; Jornal Estudantil; Memória Escolar.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

de Alencar Barbosa, C. (2021). Preservação da memória escolar: o jornal estudantil The Catamount . Boletim Historiar, 8(04). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/16977