O ensino de História por meio da produção de materiais didáticos interdisciplinares: experiências e aprendizagens no Ensino Fundamental
Resumo
Resumo: Este trabalho objetiva analisar os impactos da produção de materiais didáticos interdisciplinares no ensino-aprendizagem em História. Ao longo do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores, articulamos um projeto de pesquisa à docência, no qual buscamos desenvolver enfoques didáticos marcados pela interlocução entre saberes multidimensionais. A experiência foi desenvolvida no formato remoto, nas turmas da oitava série da Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. A proposta de trabalho teve como foco o uso de fontes iconográficas em sala de aula e a elaboração de produções audiovisuais pelos discentes. Assim, com base na metodologia de pesquisa de tipo etnográfico, desenvolvida por Marli André, refletiremos sobre o processo educativo na ótica do professor-pesquisador. Constatamos, pois, o aperfeiçoamento da autonomia e do protagonismo dos alunos na construção de conhecimentos históricos relativos ao tempo presente.
Palavras-chave: interdisciplinaridade; experiências docentes; ensino-aprendizagem.