O ensino de História por meio da produção de materiais didáticos interdisciplinares: experiências e aprendizagens no Ensino Fundamental

Autores

  • Karine Maria Lima Lopes
  • Yasmim Azevedo da Silva

Resumo

Resumo: Este trabalho objetiva analisar os impactos da produção de materiais didáticos interdisciplinares no ensino-aprendizagem em História. Ao longo do Estágio Supervisionado para a Formação de Professores, articulamos um projeto de pesquisa à docência, no qual buscamos desenvolver enfoques didáticos marcados pela interlocução entre saberes multidimensionais. A experiência foi desenvolvida no formato remoto, nas turmas da oitava série da Escola Estadual Professora Maria Angelina Gomes, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte. A proposta de trabalho teve como foco o uso de fontes iconográficas em sala de aula e a elaboração de produções audiovisuais pelos discentes. Assim, com base na metodologia de pesquisa de tipo etnográfico, desenvolvida por Marli André, refletiremos sobre o processo educativo na ótica do professor-pesquisador. Constatamos, pois, o aperfeiçoamento da autonomia e do protagonismo dos alunos na construção de conhecimentos históricos relativos ao tempo presente.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; experiências docentes; ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

Lima Lopes, . K. M. ., & Azevedo da Silva, Y. . (2022). O ensino de História por meio da produção de materiais didáticos interdisciplinares: experiências e aprendizagens no Ensino Fundamental . Boletim Historiar, 9(02). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/17818