O Ensino de História no Ensino Fundamental I: entendendo a história ensinada em uma turma de 5º ano no interior do Rio Grande do Norte a partir de um caderno de professor (2019)

Autores

  • Rebeca Nadine de Araújo Paiva

Resumo

Resumo: O presente trabalho parte da intenção de analisar a história ensinada em uma turma de 5º ano da Escola Municipal Antonio Carlos de Paiva, situada no interior do Rio Grande do Norte. Para atingir esse objetivo, utilizamos como fonte o caderno de planejamento do professor da turma. E, a partir desse objeto, conseguimos analisar os seguintes elementos: as escolhas de conteúdo e atividades, o planejamento concretizado, o grau de protagonismo dos alunos almejado pelo professor e a dimensão programada para cada conteúdo. Nesse sentido, conseguimos perceber como as atividades relativas ao Ensino de História durante o ano letivo daquela turma ia além do que era programado apenas para as aulas de História, sendo isso um resultado da cultura escolar da instituição e da própria trajetória do professor.
Palavras-chave: Ensino de História; Caderno escolar; Cultura escolar; Ensino Fundamental I.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Rebeca Nadine de Araújo Paiva. (2022). O Ensino de História no Ensino Fundamental I: entendendo a história ensinada em uma turma de 5º ano no interior do Rio Grande do Norte a partir de um caderno de professor (2019). Boletim Historiar, 9(04). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/18556