Entre a Alternância e a Hegemonia Política: o Paraguai no Tempo Presente

Karl Schurster, Márcio Brito

Resumo


Recebido: 25/03/2014

Aprovado: 28/03/2014

Publicado: 09/04/2014

Este artigo tem como objetivo um estudo sistemático sobre a condição política do Paraguai no tempo presente. Nossa pesquisa está centrada numa análise sobre o governo de Fernando Lugo (2008-2012) e o impedimento político aplicado contra sua gestão pelo Parlamento paraguaio. Analisamos, também, o governo interino de Federico Franco e o governo eleito de Horácio Cartes nos seus primeiros meses. Através de um acompanhamento de diversos periódicos, revistas especializadas e dados estatístico de diversas fontes, procuramos analisar o lugar do Paraguai como ator na política regional e as condições sociopolíticas que levaram a uma radical crise interna e, consequentemente, a deposição presidencial que se desdobrou em sanções políticas e econômicas tanto do Mercosul quanto da Unasul.

Palavras-chave: Paraguai, Política, Tempo Presente.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

  
 
GET Grupo de Estudos do Tempo PresenteCidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI Bairro Rosa Elze - São Cistóvão/SE