Retóricas identitárias no circuito do Choro de Aracaju

Autores

  • Daniela Bezerra

Resumo

Recebido: 26/03/2014

Aprovado: 30/03/2014

Publicado: 09/04/2014

O presente artigo representa parte do debate levantado em minha dissertação de mestrado, intitulada, Rodas de choro” em Aracaju: uma discussão sobre o circuito do choro na capital sergipana. Na ocasião, a proposta foi entender a relação entre música, estilos de vida e processos de construção identitária, em outras palavras, a música foi tomada como fator indispensável para o entendimento da formação e das estratégias de grupos. O trabalho pretende, nesse novo momento, discutir a construção das narrativas de erudição e nacionalidade do estilo musical denominado choro e como estas acabaram organizando hierarquias. O ponto de partida aqui foi perceber que a música é capaz de gerar ordens morais, produzir valores, criar conflitos e ser elemento fundamental para a identificação de um grupo, de modo que seu estudo é uma faceta metodológica que nos dá subsídios para compreensão das experiências e subjetividades encontradas no universo social.

Palavras- chave: Rodas de choro. Retóricas Identitárias. Relações de Poder.

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Publicado

2014-04-09

Como Citar

Bezerra, D. (2014). Retóricas identitárias no circuito do Choro de Aracaju. Boletim Historiar, (2). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/2125

Edição

Seção

Artigos