Patrimônio aos olhos de quem? Um breve estudo sobre a construção do conceito ‘Patrimônio Histórico’

Jandson Soares, Wendell Souza

Resumo


Recebido: 26/03/2014

Aprovado: 01/04/2014

Publicado: 09/04/2014

Este artigo é produto de uma investigação empreendida na disciplina Memória e Patrimônio Histórico, sob orientação da profa. Margarida Dias[i], durante o segundo semestre de 2013. A execução desta disciplina foi pensada a partir da metodologia da pesquisa histórica, nesta os alunos deveriam responder a uma problemática em comum amparado no diálogo com uma bibliografia específica e no uso de fontes históricas, neste caso, as Cartas Patrimoniais. A problemática que norteou as discussões em sala, e a construção do texto, foi como e quando surgiu o conceito de patrimônio histórico. Elencamos um quadro histórico que permitiu a organização das transformações do conceito em seis momentos: o Renascimento Cultural; Iluminismo; a Revolução Francesa; a Revolução Industrial; a emergência dos Estados-nações e dos nacionalismos; e, o pós Segunda Guerra Mundial na segunda metade do século 20.

Palavras chave: Patrimônio Histórico. Patrimônio Cultural. Globalização. Democratização


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

  
 
GET Grupo de Estudos do Tempo PresenteCidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI Bairro Rosa Elze - São Cistóvão/SE