Por um debate sobre História e Historiografia Digital

Anita Lucchesi

Resumo


Recebido: 28/03/2014

Aprovado: 02/04/2014

Publicado: 09/04/2014

 

A humanidade encontra-se na transição da cultura alfabética para a cultura digital e, com isso, novas formas de escrita da história estão passando a ser consideradas em alguns espaços acadêmicos. Diante disso, este artigo objetiva discutir as implicações dessas mudanças e a emergência de novos objetos para o estudo da história, levando em consideração a necessidade de tornar esta discussão corrente na academia. Dada à atual carência de instrução especificamente relacionada à entrada das mídias digitais e da Internet na oficina da História, propomo-nos a discutir aqui quais problemas este “novo” nos apresentam como justificativa para pensarmos a necessidade de incluir a discussão sobre História e Historiografia Digital nas universidades do Brasil.

Palavras-chave: História Digital, Historiografia Digital, metodologia, instrução.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

  
 
GET Grupo de Estudos do Tempo PresenteCidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos Rod. Marechal Rondon, S/N - Sala 06 do CECH/DHI Bairro Rosa Elze - São Cistóvão/SE