Fetichismo de mercadoria no cinema: o universo Yuppie no filme Psicopata Americano (2000)

Autores

  • Andreza Maynard

Resumo

Recebido: 05/10/2014

Aprovado: 20/10/2014

Publicado: 30/08/2014

O artigo reflete sobre o conceito de fetichismo de mercadoria a partir do filme Psicopata Americano, de Mary Harron, lançado em 2000. Apresentada por Karl Marx n’O Capital, a concepção de um “fetiche” que escamoteia o valor social do fruto do trabalho humano e intensifica a reificação das mercadorias, é explorada no texto para a observância de como o universo Yuppie (Young Urban Professionals/Jovens Profissionais Urbanos) encontra aí um elemento central. No texto, articulamos o período da narrativa, segunda metade da década de 1980, às transformações econômicas vividas nos EUA e observamos como a narrativa fílmica realiza alegorias às contradições do período.

Palavras-chaves: Fetichismo-Capitalismo-Cinema-Reagan-Estados Unidos


Downloads

Publicado

2014-11-03

Como Citar

Maynard, A. (2014). Fetichismo de mercadoria no cinema: o universo Yuppie no filme Psicopata Americano (2000). Boletim Historiar, (5). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/3042

Edição

Seção

Artigos