Campina Grande-PB: Espaço de sociabilidade e resistência do Movimento Estudantil no contexto da Ditadura Militar na Paraíba (década de 60)

Autores

  • Rosicleide Henrique da Silva

Resumo

Recebido: 17/06/2014

Aprovado: 19/09/2014

Publicado: 28/02/2015

Os anos iniciais após a instauração da Ditadura Militar (1964) também foram marcados no meio estudantil pelas atividades culturais que relacionavam os estudantes secundaristas e universitários de Campina Grande nas suas mais diversas formas de fazer-se. Nesse sentido, nesse trabalho temos como objetivo evidenciar que o viés cultural era utilizado pelos estudantes campinenses como espaço de sociabilidade, mas também de resistência. Para isso utilizaremos como fontes as pesquisas realizadas no Jornal Diário da Borborema (DB), onde encontramos atividades de estudantes relacionadas ao Centro Estudantal Campinense(CEC). A História Oral também se faz presente nesse trabalho, onde através de nossos depoentes buscaremos entender como se davam as calouradas culturais, bem como a atuação estudantil no Clube dos Estudantes Universitários (CEU) de Campina Grande-PB no contexto da década de sessenta.

 

Palavras-chave: Estudante; Ditadura Militar; Campina Grande-PB.

 

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

da Silva, R. H. (2015). Campina Grande-PB: Espaço de sociabilidade e resistência do Movimento Estudantil no contexto da Ditadura Militar na Paraíba (década de 60). Boletim Historiar, (7). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/3477

Edição

Seção

Artigos