Base Nacional Comum Curricular: representações e desdobramentos do Componente História – Primeiros resultados

Autores

  • Matheus Oliveira da Silva

Resumo

Recebido: 05/01/2017    

Aprovado: 24/03/2017

Publicado: 30/03/2017


Em cumprimento ao Plano Nacional da Educação e de forma coerente às Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2010), foi apresentada, em setembro de 2015, a primeira versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. Durante o período em que esteve aberto ao debate público, este documento recebeu críticas de pesquisadores, instituições, professores, alunos e entidades de classe. Tais críticas tinham como principais apontamentos o formato do currículo, o curto tempo para elaboração de um documento tão importante para educação brasileira, além da suposta exclusão de conteúdos como História Antiga e Medieval. Com base nas críticas das entidades de classe e tomando como referencial teórico a análise de conteúdo, pretende-se averiguar qual é o ensino de história idealizado nos discursos de tais entidades, acerca da Base. Este texto, portanto, cumpre o papel de expor os primeiros resultados desta busca.  

Palavras-chave: BNCC; Entidades de classe; Currículo.


 


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Publicado

2017-03-30

Como Citar

da Silva, M. O. (2017). Base Nacional Comum Curricular: representações e desdobramentos do Componente História – Primeiros resultados. Boletim Historiar, (18). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/6407