Presença estadunidense no Brasil na década de 1940: as viagens de Robert King Hall e sua atuação no programa de educação rural do INEP

Autores

  • Adriana Mendonça Cunha

Resumo

Recebido: 02/05/2017   

Aprovado: 23/07/2017

Publicado: 30/09/2017


Este artigo analisa as viagens do pesquisador estadunidense Robert King Hall ao Brasil, com foco na sua atuação junto ao programa de educação rural coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), na década de 1940. Neste período, marcado pela aproximação com os EUA, o Brasil passou por um rápido processo de industrialização e urbanização. Professor da Universidade de Columbia, Hall foi contratado pelo INEP para atuar como técnico no programa de educação rural. Lançado em 1946, o projeto tinha por objetivo expandir a rede escolar primária e conter o êxodo rural. Utilizamos como fontes matérias e entrevistas publicadas em jornais, artigos de Hall, leis e decretos. Partindo das reflexões de Bourdieu (2004) sobre o campo científico, buscamos avaliar seu papel no programa a partir da posição ocupada enquanto pesquisador estrangeiro e as relações que estabeleceu com as instituições e intelectuais com os quais manteve contato.

Palavras-chave: Relações Brasil-EUA; Educação Rural; Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos.


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Publicado

2017-09-30

Como Citar

Cunha, A. M. (2017). Presença estadunidense no Brasil na década de 1940: as viagens de Robert King Hall e sua atuação no programa de educação rural do INEP. Boletim Historiar, (20). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/7386

Edição

Seção

Artigos