Education for the progress: a influência dos Estados Unidos na educação brasileira

Autores

  • Caroline de Alencar Barbosa

Resumo

Recebido:  19/06/2017      

Aprovado:  13/09/2017

Publicado: 30/03/2018

 

Este artigo tem por objetivo realizar uma discussão acerca da influência americana no ensino escolar brasileiro através de uma revisão bibliográfica. Inicialmente trataremos de alguns dos precursores desses debates, tais como, Anísio Teixeira e Tavares Bastos, além das considerações de Miriam Warde sobre o conceito de “troca de espelhos”. A fim de relacionar essas influências tomamos como recorte temporal o período do Estado Novo e Segunda Guerra Mundial (1937-1945), através das trocas culturais entre Brasil e Estados Unidos trataremos da função do Office of the Coordinator of Inter-american Affairs (OCIAA), além da ideia do American way for life. Portanto, pretendemos a compreensão sobre as apropriações das representações da cultura americana que circularam no Brasil na primeira metade do século XX a partir de pesquisas sobre esses temas.

Palavras-chave: Brasil. Educação. Estados Unidos.

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Publicado

2018-04-08

Como Citar

Barbosa, C. de A. (2018). Education for the progress: a influência dos Estados Unidos na educação brasileira. Boletim Historiar, (22). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/historiar/article/view/8813

Edição

Seção

Dossiê