n. 3 (2014): ISSN 2357-9145

					Visualizar n. 3 (2014): ISSN 2357-9145

Continuando com o trabalho de construir um periódico discente marcado por uma perspectiva interdisciplinar, vem à luz a terceira edição do Boletim Historiar, publicação do Grupo de Estudos do Tempo Presente, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe. Iniciando temos Marcella Albaine Farias da Costa e Marcus Leonardo Bomfim Martins que no artigo A interface Currículo e “Ensino de” História: sentidos de currículo mobilizados na ANPUH (2011) e no Perspectivas do Ensino de História (2012), tratam da problemática envolvendo o Ensino de História e a construção de currículos. Em seguida, Williams Souza Silva apresenta o texto Caminhantes noturnos e suas trajetórias desviantes: dificuldades metodológicas no estudo de grupos undergrounds e nos mostra as dificuldades encontradas em seu trabalho sobre grupos com estilo de vida underground.

O terceiro texto, de Andrey Augusto Ribeiro dos Santos, estuda as representações medievais presentes na obra clássica de J. R.R. Tolkien com o artigo O senhor dos anéis: uma crítica a modernidade. Na sequência, Paulo Roberto Alves Teles traz o trabalho O discurso histórico e as suas multiplicidades: uma abordagem sobre as novas demandas da historiografia contemporânea a partir da história do tempo presente e evidencia o debate e as problemáticas auxiliadas pela história do tempo presente. O último artigo procura refletir sobre o neofascismo através da análise do White Rock (ou “Rock Branco”).

Duas duas resenhas fecham esta edição. A primeira, de Cândido Luiz Santos Maynard, informa sobre o livro Um Artista da Fé: Padre Marcelo Rossi e o catolicismo brasileiro contemporâneo, de Péricles Andrade. Já a segunda, de Jairo Fernandes da Silva Júnior, trata da obra Un Planeta de Metrópolis (en crisis): explosión urbana y del transporte motorizado, gracias al petróleo.

A todos os autores gostaríamos de agradecer pela confiança que depositaram em nosso periódico. A remessa de textos, de diferentes instituições, somente reforça a nossa determinação em produzir um periódico de qualidade.

 

Publicado: 2014-07-03