n. 5 (2014): ISSN 2357-9145

É com grande satisfação que apresentamos a quinta edição do Boletim Historiar, periódico do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/CNPq), vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (DHI). Iniciamos esta com alguns apontamentos acerca da importância da compreensão contextual de Karl Marx na produção da concepção do Materialismo Histórico com o artigo O tempo de Karl Marx: as bases filosóficas da concepção materialista da história, de Giselda Brito Silva. Em seguida, no texto A extrema direita argentina em ação: intolerância, violência e antissemitismo (1995-2002), Gabriela Resendes Silva aborda a problemática do antissemitismo praticado na Argentina por grupos de inspirações fascistas. Já em Reflexões sobre concepções de cultura na história: a historiografia da cidade de Fortaleza do século XIX, Patrícia Marciano de Assis reflete sobre a cultura na cidade de Fortaleza e os novos direcionamentos para a escrita histórica local.

Por sua vez, em “Liberdade, só Fora do Hospício”: Rodrigo de Souza Leão, as instituições e as políticas de assistência psiquiátrica, Thamara Parteka analisa a assistência psiquiátrica no Brasil durante a década de 1990. A edição conta ainda com uma abordagem acerca da relação entre o romantismo e a histeria feminina em A tentativa de controle do corpo das mulheres na modernidade inglesa: as relações entre o romantismo e o falacioso diagnóstico da histeria feminina, de Felipe Weissheimer. Encerrando temos uma abordagem de Andreza Maynard sobre o conceito de “fetichismo de mercadoria”, mais uma contribuição de Karl Marx, pensando a partir do filme “Psicopata Americano” , de Mary Harron, lançado em 2000.

Por fim, fechando esta edição, temos duas resenhas. A primeira, de Luyse Moraes Moura, sobre a obra O Porteiro do Brasil: O Ministério da Justiça e a Política Imigratória da Ditadura Vargas, sob a Ótica de Fábio Koifman. Em seguida, Aída Barros e Silva nos informa sobre o livro O mundo pós-americano.

Agradecemos aos autores pelas singulares contribuições e desejamos a todos uma excelente leitura.

 

Boa leitura.

Publicado: 2014-11-03