n. 8 (2015): ISSN 2357-9145

					Visualizar n. 8 (2015): ISSN 2357-9145

Chegamos a 8 edição da Revista Boletim Historiar em continuidade ao seu empenho de se tornar um periódico com ricas contribuições ao meio acadêmico e as Ciências Humanas. Procurando manter a diversidade temática, ofereceremos nesta edição ao leitor textos sobre imprensa e censura, ensino, identidade, representações, práticas sociais e conflito.

Começamos com Marcelo de Azevedo Botelho em um trabalho sobre representações da censura na imprensa católica através da analisa do jornal A cruz e da Revista da Conferência dos Religiosos do Brasil e a relação com o governo de Jânio Quadros, em 1961. Em seguida, em um artigo sobre homossexualidade nas escolas, Cassiano Celestino de Jesus observa as concepções de educadores sobre diversidade sexual e apresenta medidas de combate à homofobia nos ambientes escolares que podem ser adotadas por estes profissionais do ensino.

O terceiro texto é de Jefferson Pereira da Silva. O autor expõe os resultados de um trabalho desenvolvido pelo PIBID História da UFRN. Trata-se de um estudo sobre a Capoeira em perspectiva histórica, do Império até o século XXI, e sua relação com discursos e conflitos da identidade nacional. Já Cleverton Barros de Lima analisa Joel Silveira através do periódico Diretrizes, em 1941, e do livro de contos Onda Raivosa, de 1939.

O último artigo é de Camila Ferreira Braga em uma pesquisa sobre fotografia em Manaus no início do século XX. Relacionando com o contexto histórico, a autora analisa a fotografia como uma prática social da elite local. Por fim, em comemoração aos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, temos duas resenhas sobre o tema. A primeira é Dércio Cardoso Reis sobre o livro Leituras da Segunda Guerra Mundial em Sergipe. A segunda, de Thaís da Silva Tenório, da obra Soldados: Sobre Lutar, matar e morrer.

Somos gratos a todos pelo apoio e colaborações e desejamos uma boa leitura.

 

Os Editores

Publicado: 2015-06-04