n. 13 (2016): ISSN 2357-9145

					Visualizar n. 13 (2016): ISSN 2357-9145

Esta edição marca o inicio de mais um ano de trabalho com a esperança que 2016 nos proporcione frutos tão bons ou melhores que 2015 nos trouxe. Assim iniciamos com um artigo de Talita Emily Fontes da Silva que analisa as observações de Graciliano Ramos sobre a URSS em pleno contexto da Guerra Fria. Em seguida, Guilherme Augusto Batista Carvalho expõe sua pesquisa sobre o papel da Aliança Democrática Brasileira durante o período de 1980-1985.

No terceiro texto, Jandson Bernardo Soares, Jefferson Pereira da Silva e Wendell de Oliveira Souza se propõem a refletir sobre os conceitos de livro didático e espaço escolar nas produções de Margarida Maria Dias de Oliveira, analisando artigos e livros produzidos pela autora sobre o assunto. Ainda temos Maria Helena Alves da Silva em uma discussão sobre o uso das fotografias e pinturas como fontes primárias do historiador. Já o último artigo desta edição, de autoria de Marinilse Cândida Marina Busato e Leandro Mayer, aborda a colonização italiana e alemã no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, respectivamente, entre os séculos XIX e XX, por meio da ideia de identidade e pertencimento.

Por fim, ainda temos duas resenhas. A primeira, de autoria de Mariana Meneses Silvestre de Sousa, é sobre a obra Autonomia e Desigualdades de Gênero: contribuições do feminismo para a crítica democrática de Flávia Millena Biroli Tokarski. A segunda, de Katty Cristina Lima Sá, apresenta o livro Na pele de uma jihadista, de Anna Erelle.

Agradecemos a todos pela colaboração e apoio com submissões de textos e com a frequente divulgação do periódico. Desejamos uma boa leitura e que possamos manter essa parceria em 2016.

 

Os editores.

Publicado: 2016-04-21