n. 14 (2016): ISSN 2357-9145

					Visualizar n. 14 (2016): ISSN 2357-9145

Futebol, gênero, patrimônio, identidade e relações internacionais são assuntos tratados na 14ª edição da Revista Boletim Historiar. Assim, mais uma vez procuramos atender leitores com diferentes objetivos e, consequentemente, contribuir no enriquecimento de variadas áreas.

Iniciando a edição temos Eduardo de Souza Gomes que analisa o processo de profissionalização do futebol colombiano em 1948, e sua transformação em um “esporte espetáculo”. Conhecido como período El Dorado desse esporte no país, enquanto o contexto político era marcado por disputas entre liberais e conservadores. Em seguida, Cassiano Celestino de Jesus e Isis Furtado Almeida refletem sobre as redefinições do papel da mulher na sociedade norte-americana no contexto após a II Guerra Mundial. Para tal, os autores analisam a influência do movimento feminista na luta para a permanência da mulher no espaço conquistado durante o conflito.

Ainda sobre gênero, Thaís da Silva Tenório aborda sobre sexualidade feminina através da história em quadrinho Garota Siririca, da cartunista Gabriela Masson (2015). Assim, entender a obra como um instrumento a serviço das lutas feministas. Mudando o foco, o quarto artigo, de Estefanni Patricia Santos Silva, é um trabalho sobre patrimônio cultural da produção de renda irlandesa em Sergipe. Apresentando, portanto, as características de um bem imaterial nas cidades de Divina Pastora e Laranjeiras.

O último artigo, dentro do campo das Relações Internacionais, é de Caíque de Holanda. O autor estuda os problemas de consolidação de uma identidade geral e aceita por todos na Indonésia no século XXI. O principal obstáculo observado é devido à vasta diversidade cultural do país por se tratar de um arquipélago com cerca de 13.500 ilhas.

Temos ainda, para finalizar a edição, duas resenhas. A primeira é de Caroline de Alencar Barbosa da obra O Inimigo Judeu: propaganda nazista durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, autoria de Jeffrey Herf. A segunda é de Dércio Cardoso Reis do livro Getempo: memórias de uma coluna na Infonet organizado por Dilton Cândido Santos Maynard.

Agradecemos a todos pela colaboração e apoio com submissões de textos e com a frequente divulgação do periódico. Desejamos uma boa leitura.

 

Os editores.

Publicado: 2016-07-26