v. 5 n. 03 (2018): ISSN 2357-9145

					Visualizar v. 5 n. 03 (2018): ISSN 2357-9145

Anunciamos que está no ar a 3ª edição de 2018 da Revista Eletrônica Boletim Historiar. Agradecemos, desde já, aos colaboradores e leitores pela apreciação e divulgação de nosso periódico. Informamos que estamos trabalhando para dar maior visibilidade à revista, indexando-a em plataformas online como o Google Acadêmico, LatinRev, Latindex, Sumario.org, Diadorim, entre outras. Em breve teremos outras novidades!

Nesta edição, contamos com cinco artigos que abordam o ensino de história, o cinema e a história comparada. Além destes, temos ainda duas resenhas.

Os dois primeiros artigos versam sobre o ensino de história. Dércio Reis procura identificar as representações sobre o ensino de história, no século XIX, presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Já Mônica Modesto debruça-se sobre a BNCC e as perspectivas de diálogo entre a História e a Pedagogia na abordagem de temas como o meio ambiente nos anos iniciais da Educação Básica. 

No terceiro artigo, Priscila Fernandes discute a relação entre cinema e história e as possibilidades e usos de filmes como recurso didático e fonte histórica. Em seguida, Maria Viviane Silva analisa a censura sofrida pelo filme “O pagador de promessas” na cidade de Alagoas, em 1962, partindo das críticas da Igreja Católica a filmes que, de alguma maneira, subvertessem a moral cristã.

No último artigo, Raquel Anne Assis discute alguns aspectos da História Comparada, apresentando reflexões a partir da revisão da literatura. Buscando, assim, apresentar ao leitor as contribuições deste campo metodológico para a historiografia.

E, por fim, temos duas resenhas. A primeira, de Marcelo Figueiredo Silva, sobre a obra “O fim do homem soviético”, de Svetlana Aleksiévitch. E a segunda, de Marcelo Moreira Araújo, do livro “Brasil: os frutos da guerra” de Neil Lochery.

 Reiteramos nossos agradecimentos e desejamos uma boa leitura!

 Os editores. 

Publicado: 2018-10-10