v. 5 n. 1 (2019): ISSN 2357-9145

Anunciamos a 1ª edição de 2019 da revista Boletim Historiar. Nela contamos com cinco artigos que abordam diferentes fenômenos, como o movimento tenentista e mulheres em Sergipe, a Segunda Guerra Mundial, além de aspectos temáticas da civilização Islâmica, e o discurso de empoderamento LGBTQ.

O primeiro artigo, de Andreza Santos Cruz Maynard, aborda a revolta tenentista em Sergipe em 1924 e a participação das mulheres nesse levante militar com base em preceitos da Nova História Cultural.

Os dois artigos seguintes trazem a Segunda Guerra Mundial e seus reflexos em Sergipe a partir de 1942 com o episódio dos torpedeamentos a navios mercantes brasileiros e, consequentemente a entrada oficial do Brasil no conflito. Dilton Cândido Santos Maynard e Naédja da Silva discutem sobre a formação da Comissão Estadual da Legião Brasileira de Assistência (LBA) de Sergipe, criada para oferecer suporte às famílias dos soldados convocados para a guerra. Já o artigo de Caroline de Alencar Barbosa e Mônica Porto Apenburg Trindade discute o papel da imprensa e do rádio para as notícias do conflito e como esses instrumentos interferiram no cotidiano sergipano.

O quarto artigo, de Andréa Mendonça Cunha e Márcia Regina Curado Pereira Mariano apresenta um estudo semiótico acerca do posicionamento midiático em torno do discurso LGBTQ de luta por visibilidade.

O último artigo de Katty Cristina Lima Sá aborda a formação da civilização islâmica a fim de contestar o discurso em que cultura islâmica aparece como retrógrada e de características violentas.

Por fim, temos duas resenhas. A primeira de autoria de Ana Beatriz Santana Andrade, sobre a obra “Fórum latino-americano de educação superior”, de Marília Morosini. A segunda, de Pedro Carvalho Oliveira, do livro “Em nome da América: os Corpos da Paz no Brasil”, de Cecília Azevedo.

Agradecemos pela colaboração e apoio com submissões de textos e com a frequente divulgação do periódico. Desejamos uma boa leitura a todos.

Os Editores.

Publicado: 2019-03-24