OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS

Autores

  • José Marcos de França

Resumo

Neste artigo temos como objetivo discutir e defender a relevância do domínio das concepções de pressupostos e subentendidos no processo da leitura como ferramentas teórico-práticas que devem ser objeto de ensino por parte de professores de língua e como
recurso a ser utilizado por parte de alunos. Nesse sentido, é papel do professor de língua levar o aluno a saber fazer as inferências corretas ou plausíveis que um determinado texto oferece, sejam por meio dos implícitos pragmáticos sejam por meio dos implícitos
linguísticos, como, aliás, recomenda o PCN de língua portuguesa (BRASIL, 1998)

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Como Citar

DE FRANÇA, José Marcos. OS IMPLÍCITOS NO ENSINO DA LEITURA: PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 16, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1007. Acesso em: 29 mar. 2024.