ASPECTOS DA HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA NOS PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v31i1.11485

Resumo

Apresentamos resultados do mapeamento de artigos que tratam das tendências do ensino de literatura nas revistas Educação e pesquisa e Leitura: teoria e prática, no período de 1997 a 2016. Estabelecemos categorias para localizar melhor essas tendências, além de apontar teóricos com mais recorrência em cada uma dessas três categorias. Utilizamos abordagem qualitativa por meio de Análise Documental. Notamos predomínio de publicações sobre o tema no Sudeste/Exterior; em menor número no Centro Oeste e Sul. Finalmente, visualizamos as tendências nas movimentações do campo da Educação e das Letras, no que tange ao ensino de literatura e à formação de professores.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de literatura. Campo educacional.

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

ANNIBAL, Sérgio Fabiano; DA SILVA, Gabriel Bosco Vaz. ASPECTOS DA HISTÓRIA DO ENSINO DE LITERATURA NOS PERIÓDICOS ACADÊMICOS BRASILEIROS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 31, n. 1, p. 25–41, 2019. DOI: 10.47250/intrell.v31i1.11485. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/11485. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 1: Leitura e abordagens híbridas