FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LEITURANDO AS FÁBULAS

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar aos leitores uma discussão e consequentemente uma proposta sobre o ensino da leitura literária na Educação Infantil. Organizamos metodologicamente a discussão em duas sessões, a saber: a primeira discute, com base no psicodrama, o valor da espontaneidade das crianças na condução dos trabalhos. E na segunda sessão apresentamos uma proposta de leitura com fábulas, tendo como esteio didático os dispositivos leitores intercambiáveis. Assim, como reforço à discussão, o artigo salienta a profissionalização do docente leitor na produção de atividades leitoras para classes da Educação Infantil.

Palavras-chave: Leitura. Infância. Profissionalização.

Referências

CRUZ, M. F. B. Leitura Literária na Escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.

CRUZ, M. F. B. Letramento literário emancipatório para educação infantil: um olhar sobre o Projeto Aprender, Brincar e Cantar com a turma do Sítio do Picapau Amarelo. In: PEREIRA, Á. S.; CRUZ, M. F. B.. PAES, M. N. M. Letramentos, Identidades e Formação de educadores: imagens teóricometodológicas de pesquisa sobre práticas de letramentos. Campinas: SP, Mercado de Letras, 2018.

DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre, Artmed, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

JAUSS, H. R. A estética da recepção: colocações gerais. In: A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JOUVE, V. A leitura. São Paulo: UNESP, 2002.

MORENO, J. L. Princípios da espontaneidade: teoria da espontaneidade do desenvolvimento infantil. In: Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 2016.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RELVAS, M. P. Neurociências e Educação: potencialidades dos gêneros humanos na sala de aula. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Publicado
2019-06-12
Seção
Dossiê 1: Leitura e abordagens híbridas