LEITURAS E DISCUSSÕES DE GÊNERO NA ESCOLA

Resumo

Apresentamos uma experiência de trabalho com a temática de gênero em uma escola pública da Educação Básica, em Irecê, interior da Bahia. Inicialmente, trazemos um tópico teórico, no qual exploramos problemas de gênero, que persistem em salas de aula e corredores escolares; mostramos alternativas para que tais questões sejam dirimidas e ancoramos nossa discussão em autoras como Joan Scott, Guacira Louro e Jane Felipe, considerando gênero enquanto uma categoria necessária e útil para análise em programas escolares. Em seguida, apresentamos o desenvolvimento das atividades e justificamos a necessidade de se discutir gênero na escola, diante de casos de machismo que ainda vêm ocorrendo na escola e nos lugares de convívio dos/as estudantes.

Palavras-chave: Educação. Gênero. Mulheres.

Referências

FELIPE, J. Educação para a sexualidade: uma proposta de formação docente. BRASIL/MEC. Salto para o futuro. Série Educação para a igualdade de gênero. Programa 3, s. d.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MANUS, R. A incrível geração de mulheres que foi criada para ser tudo o que um homem NÃO quer. 2014. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/ruth-manus/a-incrivel-geracao-de-mulheres-que-foi-criada-para-ser-tudo-o-que-um-homem-nao-quer. Acesso em: 1 5 fev. 2018.

SCOTT, J. Os usos e abusos do gênero. Trad. Ana Carolina E. C. Soares. In: MATOS, M. I. S.; SOARES, A. C. E. C. (Orgs.). Projeto História. São Paulo, PUC, n. 45, p. 327-351, Dez. 2012.

SOUZA, P. A.; DA ROS, M. A. Os motivos que mantêm as mulheres vítimas de violência no relacionamento violento. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n. 40, p. 509-527, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/viewFile/17670/16234. Acesso em: 10 jul. 2018.

WAISELFISZ, J. J. Mapa da violência 2015: homicídio de mulheres no Brasil. 1. ed. Flacso Brasil: Brasília (DF), 2015. Disponível em: www.mapadaviolencia.org.br. Acesso em: 04 jul. 2018.

Publicado
2019-06-12
Seção
Dossiê 1: Leitura e abordagens híbridas