CRÔNICA: GÊNERO TEXTUAL A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DE LEITORES
Resumo
Quando se pensa em produção textual, é quase automático os professores trabalharem com tipologia textual, concentrando a escrita em redações dissertativas, descritivas ou narrativas, priorizando a tipologia em detrimento das vastíssimas possibilidades encontradas quando se opta por trabalhar com gêneros textuais. Neles podemos desenvolver a tipologia de forma muito mais abrangente e aliada à realidade do aluno. Dessa maneira, inserir o gênero textual crônica, por seu caráter informativo e descontraído, no ambiente escolar, enquanto ferramenta educacional, serve para desenvolver no educando habilidades como prática de leitura oral e escrita realizada de maneira autônoma e prazerosa. Partindo dessa problemática, o objetivo deste trabalho é analisar a utilização do referido gênero na produção de textos narrativos como suporte para o desenvolvimento de tal habilidade no ambiente educacional. Portanto, o desenrolar de aulas utilizando este gênero textual possibilitará ao educando adquirir conhecimento sociocultural através de leituras decodificadas, tornando-o produtor de seu próprio texto a partir de construções e reconstruções de linguagens. Para a construção deste trabalho, optou-se pela leitura e análise de textos de teóricos que trabalham com Tipologia e Gênero Textuais, a exemplo de Marcuschi (2002), Travaglia (2002), Bakhtin (1992) e Dolz & Schneuwly (1998).