CRÔNICA: GÊNERO TEXTUAL A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Cristiane Menezes de Araújo
  • Sara Rogéria Santos Barbosa

Resumo

Quando se pensa em produção textual, é quase automático os professores trabalharem com tipologia textual, concentrando a escrita em redações dissertativas, descritivas ou narrativas, priorizando a tipologia em detrimento das vastíssimas possibilidades encontradas quando se opta por trabalhar com gêneros textuais. Neles podemos desenvolver a tipologia de forma muito mais abrangente e aliada à realidade do aluno. Dessa maneira, inserir o gênero textual crônica, por seu caráter informativo e descontraído, no ambiente escolar, enquanto ferramenta educacional, serve para desenvolver no educando habilidades como prática de leitura oral e escrita realizada de maneira autônoma e prazerosa. Partindo dessa problemática, o objetivo deste trabalho é analisar a utilização do referido gênero na produção de textos narrativos como suporte para o desenvolvimento de tal habilidade no ambiente educacional. Portanto, o desenrolar de aulas utilizando este gênero textual possibilitará ao educando adquirir conhecimento sociocultural através de leituras decodificadas, tornando-o produtor de seu próprio texto a partir de construções e reconstruções de linguagens. Para a construção deste trabalho, optou-se pela leitura e análise de textos de teóricos que trabalham com Tipologia e Gênero Textuais, a exemplo de Marcuschi (2002), Travaglia (2002), Bakhtin (1992) e Dolz & Schneuwly (1998).

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Como Citar

DE ARAÚJO, Cristiane Menezes; BARBOSA, Sara Rogéria Santos. CRÔNICA: GÊNERO TEXTUAL A SERVIÇO DA FORMAÇÃO DE LEITORES. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 17, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1330. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de línguas, literaturas e novas tecnologias