FERRAMENTAS VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO ADORNIANO DE INDÚSTRIA CULTURAL

Autores

  • Denilson Pereira de Matos
  • Enildo da Paixao Rodrigues

Resumo

Este trabalho reflete sobre as ferramentas virtuais hoje acessíveis aos mais diversos campos da educação e outros espaços sociais. Nesta dinâmica, objetivamos motivar a discussão a respeito da Indústria cultural, enquanto conceito nascido no universo dos meios de comunicação de massa (inclusive internet), estimulando o debate sobre as escolhas que se pode fazer no que se refere às diversas possibilidades que se nos apresentam no mundo virtual. Pretendemos com este trabalho indicar o uso de ferramentas virtuais no espaço escolar, tendo sempre em vista o interesse que deve mover a educação em qualquer parte do mundo: incluir socialmente, via letramento, tendo-se sempre a cautela de provocar a constituição de cidadãos sujeitos e não objetos da Indústria Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE MATOS, Denilson Pereira; RODRIGUES, Enildo da Paixao. FERRAMENTAS VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO ADORNIANO DE INDÚSTRIA CULTURAL. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 17, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1343. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de línguas, literaturas e novas tecnologias