LEITURA DE POESIA PARA JOVENS: A LÍRICA DO METRÔ DE SÉRGIO CAPPARELLI

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a poesia juvenil e formas de aproximação com o seu público. Nossa reflexão terá como base o livro de poemas O rapaz do metrô: poemas para jovens em oito chacinas ou capítulos, de Sérgio Capparelli (2014). Primeiramente, dialogamos com as reflexões de Martha (2012) Pinheiro (2018) e Silva (2009) relativas ao gênero e, a seguir, lançamos mão de Cademartori (2012) acerca das narrativas policiais contemporâneas, uma vez que a obra constrói-se também sob esta perspectiva. Posteriormente, baseados na noção de poesia enquanto jogo de Iser (2002), apresentamos uma experiência com um poema da obra. Concluímos que, mais do que temáticas, e eu líricos identificáveis pelo leitor, para que a leitura seja significativa, é preciso pensar em como as temáticas são abordadas (dimensão estética) e como mediadores lançam mão de estratégias que favoreçam o diálogo textos versus leitor.

Palavras-chave: Poesia juvenil. Sérgio Capparelli. Ensino de poesia.

Biografia do Autor

José Hélder Pinheiro Alves, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor doutor, pertencente ao quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na área de Estudos Literários. E-mail: helder.pinalves@gmail.com. ORCID: 0000-0003-4304-7178.

Lívia Marbelle Oliveira Barboza, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolvendo pesquisa em Estudos Literários na linha de pesquisa Ensino de Literatura e formação de leitores. E-mail: liviamarbelle@gmail.com. ORCID: 0000-0002-0895-0831.

Referências

BECKER, D. O que é adolescência. São Paulo: editora brasiliense, 2003.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

CADEMARTORI, L. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

CAPPARELLI, S. O rapaz do metrô: poemas para jovens em oito chacinas ou capítulos. Rio de Janeiro: Galera Record, 2014.

ISER, W. O jogo do texto. In: LIMA, L. C. (Org). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Tradução Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 105-118.

JAUSS, H. R. et al. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Tradução Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

MACHADO, M. Z. V. Depois da poesia infantil, a juvenil? In: AGUIAR, V. T. CECCANTINI, J. L. (Orgs). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. p. 263-278.

MARTHA, A. A. P. Pequena prosa sobre versos. In: AGUIAR, V. T. CECCANTINI, J. L. (Orgs). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. p. 45-73.

PINHEIRO, H. Poemas para crianças e jovens. In: PINHEIRO, Hélder (org) Poemas para crianças: reflexões, experiências, sugestões. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 2000. p. 11-32.

PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.

SALES, J. B. O poema narrativo para a infância. In: AGUIAR, V. T. CECCANTINI, J. L. (Orgs). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. p. 133-151.

SANTOS, I. EMERIM, C. Aspectos teóricos sobre a vida e obra de Sérgio Capparelli. Pauta geral: estudos em jornalismo, Ponta Grossa, v. 5, n. 2, p. 106 – 131, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12304/209209210532. Acesso em: 19 jul. 2020.

SANTOS, J. S. M. A recepção de poemas de Sérgio Capparelli em sala de aula: uma vivência com alunos da do 4º ano do ensino fundamental. Dissertação (mestrado em Linguagem e Ensino) - UFCG, Campina Grande, 2019.

SILVA, V. L. Poesia para adolescentes: estudo crítico de obras e vivência em sala de aula. Tese (doutorado em Letras) - UFPB, João Pessoa, 2009.

SOUZA, M. Z. Literatura juvenil em questão: aventura e desventura de heróis menores. São Paulo: Cortez, 2001.

RÊGO, Z. L. G. P. A leitura poética e a construção da subjetividade dos adolescentes. In: AGUIAR, V. T. CECCANTINI, J. L. (Orgs). Poesia infantil e juvenil brasileira: uma ciranda sem fim. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. p. 279-306.

Publicado
2020-07-31
Seção
Leituras literárias compartilhadas