DESAFIOS DO ENSINO DA LITERATURA POR MEIO DE MÉTODOS MULTIMODAIS

Resumo

Refletimos aqui sobre os desafios enfrentados no ensino de leitura do texto literário no Ensino Fundamental I e como podemos alcançar melhores resultados por meio da utilização de textos multimodais para despertar o interesse para as leituras e atividades literárias no Ensino Fundamental, aguçando a curiosidade, o desejo de investigação e a criatividade dos alunos. Isso para levá-los a repensar o que já sabem e agregar novos conhecimentos àqueles já vivenciados por meio do estabelecimento de relações intertextuais e a integração de conhecimentos culturais. Nossa proposta se concretiza em forma de “Oficinas literárias temáticas”, ancoradas nos pressupostos de Jauss (1979), Mendoza Fillola (1994) e na conjugação destes, numa metodologia de abordagem que valoriza os textos multimodais.

Palavras-chave: Leitura. Texto Literário. Formação do Leitor Literário. Textos multimodais. Profletras.

Biografia do Autor

Gilmei Francisco Fleck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-doutor em Literatura Comparada e Tradução pela Uvigo/Espanha; Doutor em Letras pela UNESP/Assis; Professor associado da UNIOESTE/PR; E-mail: chicofleck@yahoo.com.br.

Michele de Fátima Sant’Ana, Secretaria Municipal de Educação de Santa Tereza do Oeste/PR

Mestre em Letras pelo Profletras-Unioeste/Cascavel-PR, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unioeste/Cascavel, PR. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. E-mail: michelefsantana@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1422-9503.

Cristian Javier Lopez, UNIOESTE-Brasil/Uvigo-Espanha

Doutor em Estudos Literários pela Uvigo/Espanha em cotutela com a UNIOESTE/Brasil; Mestre em Teatro e Artes Cênicas/Estudos Literários, pela Uvigo/Espanha. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7391-8395. E-mail: cj_lopez2@hotmail.com.

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Publicado
2020-07-31
Seção
Leituras literárias compartilhadas