ABRANGÊNCIAS E IMPLICAÇÕES DA LEITURA NA FEITURA DE SI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v33i1.14181

Resumo

A leitura da palavra são degraus para o limiar e o alumiar o caminho para humanização. Isso tem seu início desde a mais tenra idade. Este artigo objetiva discutir, a partir das relações – a palavra e o mundo, o Eu e o Outro, a escola e a vida, as possibilidades da leitura sob o olhar da criança. Que pensa a criança da experiência de descobrir-se lendo e escrevendo? É uma pesquisa quali-narrativa em uma escola pública portuguesa e mostra os efeitos da leitura na educação das crianças. Tem como marco teórico Freire, Queirós, e Niza.

Palavras-chave: Educação. Criança. Leitura. Narrativas.

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Biografia do Autor

Eliana Sampaio Romão, Universidade Federal de Seripe - UFS

Pós-Doutora. Estágio Sênior/Bolsa Capes. Universidade de Portugal (UP). Doutora e Mestre em Educação. Pedagoga/UFAL. Profa. UFS. Lider Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Memória. (EduC-Me). Email: elianaromao@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2380-4509.

Ana Rita Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Pós-Doutora – Estágio Sênior em Pesquisa – pela Universidade do Minho, Doutora em Educação: Psicologia da Educação. Professora do IFBA, atua na Licenciatura e no Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. E-mail: ana.chiara@ifba.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5980-4781.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

SAMPAIO ROMÃO, Eliana; SILVA ALMEIDA, Ana Rita. ABRANGÊNCIAS E IMPLICAÇÕES DA LEITURA NA FEITURA DE SI. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 33, n. 1, p. 118–137, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v33i1.14181. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14181. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Leituras literárias compartilhadas