AS PROEZAS DE JOÃO GRILO E A EXPERIÊNCIA DO LEITOR

Resumo

A experiência do leitor é analisada em Proezas de João Grilo deJoão Ferreira de Lima, partindo da definição de leitura em La experiência de la lectura de Jorge Larrosa (2003). O estudo permite compreender que textos daLiteraturade Cordel possibilitam um diálogo quese constitui na relação autor-texto-leitor. Essa afirmação é reforçada por autores como Wolfgang Iser (1979) e Hans Robert Jauss (1979). A análise realizada nos mostra que, por questões identitárias e culturais, o cordel mantém suas estruturas tradicionais, mas ao mesmo tempo apresenta atributos da literatura contemporânea. Assim demonstra sua capacidade de seduzir o leitor e construir a experiência de leitura.

Palavras-chave: Literatura. Cordel. Experiência do Leitor.

Biografia do Autor

José Nogueira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL/GELLIT

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT). E-mail: nogueiraviola@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3765-3729.

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL/GELLITE

Pós-Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Professora Adjunta da UFAL. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura, da Escrita e da Literatura (GELLITE). E-mail: adricavalcanti@cedu.ufal.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4556-282X.

Referências

ISER, W. A interação do texto com o leitor. In: JAUSS, Hans Robert. et. al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução: Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979.

KEFALÁS, E. Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário. Campinas. Autores Associados, 2012.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 5, jul./dez. 2011.

LARROSA, J. La experiência de la lectura. México: FCE, 2003.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução: Alfredo Veiga Neto. 5º ed. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2013.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Vanderley Geraldi. 1º ed. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2015.

LIMA, J. F. de. Proezas de João Grilo. São Paulo. Editora Luzeiro Limitada, 1979.

Publicado
2020-07-31
Seção
Leituras literárias compartilhadas