CONFLUÊNCIAS E PLURIPOTENCIALIDADES DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v34i1.14628

Resumo

Partindo dos conceitos de confluência e pluripotência, tratados por Antônio Bispo dos Santos, na obra Colonização, quilombos: modos e significações (2015), explicitamos diferentes modos de existir e resistir das religiões afro-brasileiras em território diaspórico. Por meio dos exemplos das manifestações religiosas do terecô, da cidade de Codó, no Maranhão, e do jarê, da Chapada Diamantina, na Bahia, argumentamos em favor da pluripotencialidade e do bem viver em confluência com a natureza e as relações estabelecidas com os seres intangíveis enquanto dispositivos dessas comunidades em sua continuidade e salvaguarda. Com isso, pretendemos demonstrar aos leitores como a plasticidade dessas religiosidades não apenas colabora historicamente para a sua continuidade, mas também lhes confere a possibilidade de constante transformação, no sentido de sua repotencialização por intermédio da heterogoneidade de confluências.

PALAVRAS-CHAVE: Confluência. Pluripotência. Religiões afro-brasileiras. Jarê. Terecô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Silva dos Santos, Universidade Federal da Bahia – UFBA

Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Roberto Henrique Seidel, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); docente categoria pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica). Alguns textos podem ser acessados na página do professor: https://femba.academia.edu/RobertoHSeidel.

Referências

AHLERT, M. Cidade Relicário: uma etnografia sobre terecô, precisão e encantaria em Codó (Maranhão). 2013. Tese. (Doutorado em Antropologia Social). Universidade de Brasília. Brasília.

BANAGGIA, G. As forças do jarê: movimento e criatividade na religião de matriz africana da Chapada Diamantina. 2013. Tese. (Doutorado em Antropologia Social). Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

BASTIDE, R. As religiões africanas no Brasil: contribuição para uma sociologia das interpenetrações de civilizações. São Paulo: Pioneira, 1985, v. 1 e 2.

CARNEIRO, É. Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, [1948] 2002.

CARNEIRO, É. Religiões negras. Rio de Janeiro: Civ. Brasileira, 1981.

CASTRO, E. V. de. Perspectivismo e multinaturalismo na América Indígena. In: Idem. A inconstância da alma selvagem. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2002.

DANTAS, B. G. Vovó nagô e papai branco. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FLAKSMAN, C. Enredo de santo e sincretismo no candomblé de Salvador, Bahia. Revista de Antropologia da UFSCar. R@U, v. 9, n. 2, p. 153-169, jul./dez. 2017.

MAGGIE, Y. Guerra de orixá. Um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

RAFAEL, U. N. 2004. Xangô rezado baixo: um estudo da perseguição aos terreiros de Alagoas em 1912. 2004. Tese. (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal de Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

RODRIGUES, N. Os africanos no Brasil. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1935.

ROGÉRIO, J. P. Se não há sacrifício não há religião. Se não há sangue, não há xangô: um estudo do sacrifício no Palácio de Iemanjá. 2008. Dissertação. (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal de Pernambuco. Recife.

SANTOS, A. B. [Nêgo Bispo]. Colonização, quilombos: modos e significações. Brasília: UnB, 2015.

SANTOS, V. S. O candomblé Xoroquê em Alagoas: uma introdução ao estudo dos símbolos nos espaços rituais do terreiro de Pai Manoel. 2013. Dissertação. (Mestrado em Antropologia). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão.

VIEIRA, M. G. Caboclos, cristãos e encantados: sociabilidade, cosmologia e política na reserva extrativista Arapixe, Amazonas. 2012. Tese. (Doutorado em Antropologia Social). Museu Nacional. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Publicado

2020-10-28

Como Citar

SANTOS, Vanessa Silva dos; SEIDEL, Roberto Henrique. CONFLUÊNCIAS E PLURIPOTENCIALIDADES DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 34, n. 1, p. 137–152, 2020. DOI: 10.47250/intrell.v34i1.14628. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/14628. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Confluências da Literatura afro-brasileira