ENSINO DE LITERATURA, LEITURA LITERÁRIA E LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA DESAMBIGUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v35i1.15690

Resumo

O ensino de literatura, embora possa ser rastreado em textos que remontam à Antiguidade, somente a partir da segunda metade do século XX passa a receber maior atenção de estudiosos, constituindo-se em um espaço de reflexão na confluência das áreas de Educação e Letras. Nessas duas primeiras décadas do século XXI, esse espaço tem se expandido e já parece indicar um campo de estudo específico, o que tem levado ao uso frequente e polissêmico dos termos ensino de literatura, leitura literária e letramento literário como sinônimos ou, pelo menos, intercambiáveis. Neste estudo, propomos realizar uma desambiguação desses três termos e estimular a discussão sobre seus limites conceituais por meio de uma reflexão crítico-bibliográfica.

PALAVRAS-CHAVES: Ensino de literatura. Leitura literária. Letramento literário. Desambiguação.

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Biografia do Autor

Rildo Cosson, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Letras pela UFRGS e Educação pela UFMG; Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB; Researcher ID: H-6621-2017; Scopus Author: 56351635600.

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

COSSON, Rildo. ENSINO DE LITERATURA, LEITURA LITERÁRIA E LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA DESAMBIGUAÇÃO. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 35, n. 1, p. 73–92, 2021. DOI: 10.47250/intrell.v35i1.15690. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15690. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina