POLÍTICAS DE LEITURA NA BAHIA: DESENCONTRO ENTRE PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE

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DOI:

https://doi.org/10.47250/intrell.v35i1.15700

Resumo

O trabalho busca refletir criticamente sobre o desencontro entre pesquisa, ensino e formação de professores em direção ao desenvolvimento da autonomia leitora nos estudantes da Educação Básica do Estado da Bahia (VARGENS, 2017). Questiona-se sobre a tradição em torno da proposta de incentivo à leitura, concebendo-a como um equívoco de origem, que impede historicamente a discussão sobre o fomento à pesquisa e a propostas de intervenção escolar visando ao desenvolvimento explícito das habilidades de leitura nos estudantes, através da intermediação do professor. Além disso, a formação mesma de um leitor subjetivo e expressivo (ROUXEL, 2012) fica comprometida na medida em que não se desenvolve ou não se promove autonomia leitora através do ensino explícito das habilidades necessárias para a conquista dessa autonomia. Coloca-se também em questão a necessidade de uma política integrada para promoção da leitura na Bahia. O Estado, embora tenha dado passos significativos em termos curriculares (BAHIA, 2013), ainda deixa a lacuna de uma proposição que vise articular as pesquisas, o ensino e os projetos de formação de professores voltados para a leitura. Pretende-se trazer para a discussão o papel de todos os atores institucionais envolvidos na produção do conhecimento e seu papel para contribuir para a solução desse fracasso secular em ensino de leitura, o qual, como consequência, atinge todos os estudantes brasileiros em todas as idades e séries escolares, principalmente nos estados do Nordeste, como apontam estudos que serão aqui relatados (MEC, 2018).

PALAVRAS-CHAVE: Políticas de pesquisa em leitura. Políticas de leitura. Currículo em leitura. Formação docente.

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Biografia do Autor

Cláudia Martins Moreira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Letras e Linguística. Membro do Grupo de Pesquisa Letramento, identidades e formação de professor/as.

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Publicado

2021-05-20

Como Citar

MOREIRA, Cláudia Martins. POLÍTICAS DE LEITURA NA BAHIA: DESENCONTRO ENTRE PESQUISA, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE. Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura, São Cristóvão-SE, v. 35, n. 1, p. 193–212, 2021. DOI: 10.47250/intrell.v35i1.15700. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15700. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina