MULTILETRAMENTOS: NOVAS CONCEPÇÕES DE LEITURA NA ERA DIGITAL

  • Vera Lucy Borba de Castro Bezerra
  • Roberta Varginha Ramos Caiado

Resumo

A presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar o tratamento dado à leitura de gêneros discursivos digitais, em Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2014, nos anos finais do Ensino Fundamental. Como referencial teórico nos pautamos nas questões dos Letramentos e da Tecnologia Digital e estabelecemos categorias de análise a partir das atividades de leitura propostas nos LDLP. O impacto das novas tecnologias na linguagem ocasionou transformações na leitura entendida na sua forma tradicional.  Diante disso, os alunos demandam da escola, na figura dos professores, uma participação ativa no meio digital, pois o surgimento de textos híbridos, que associam imagens, ícones e sons, demonstra que as práticas de leitura são outras. Os resultados da pesquisa apontam para uma didatização equivocada do gênero discursivo digital pelo LDLP, diante da presença de atividades relacionadas à leitura de textos multimodais digitais.