Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura

Este periódico foi bem avaliado no quadriênio (2013-2016),  pelas áreas da CAPES: Letras B2,  Educação B2,  Interdisciplinar B2, Antropologia B3 e Ensino B3. 

A Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura foi fundada em 2006,  com a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu)  do Campus de Itabaiana da UFS, com o objetivo de divulgar pesquisas interdisciplinares.  Com o tempo, a revista se expandiu e passou a divulgar trabalhos de diversos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Letras, Educação, Ensino, entre outros, do Campus de São Cristóvão. O Conselho Editorial é composto por pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e França. Os volumes são organizados em parcerias e colaborações nacionais e internacionais com dossiê e seção livre, que podem ser divididos em Estudos Literários, Estudos Linguísticos e Interdisciplinares, de acordo com a temática proposta. Tanto o Dossiê, quanto a Seção Livre recebem artigos inéditos com ênfase em estudos interdisciplinares de diferentes áreas: Ensino, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Interdisciplinar e Educação. 

Notícias

 

Chamadas para publicação: Chamadas para 2018 | Call for papers 2018

 

Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura (ISSN 1980-8879)

Classificada pela CAPES em 2016: Letras B2, Educação B2,  Interdisciplinar B2, Antropologia B3 e Ensino B3


Volume 30 -  jul/dez 2018

Dossiê: Literatura e cultura cabo-verdianas

Organizadoras:
Profa. Dra. Simone Caputo Gomes (USP)

Profa. Dra. Christina Ramalho (UFS)


O dossiê deste volume volta-se para o universo da literatura e da cultura de Cabo Verde, propondo-se a receber reflexões que contemplem tanto aspectos históricos relacionados à formação da identidade cultural e, em especial, a literária do país como considerações sobre a presença da literatura e da cultura cabo-verdiana contemporânea no cenário globalizado dos séculos XX e XXI. Temas como a construção do bilinguismo; o diálogo com as literaturas portuguesa e brasileira; a africanidade; as diversas formas de expressão cultural (música, culinária, cinema, dança, etc.); o pensamento teórico-crítico cabo-verdiano; e as relações entre sociedade e produção cultural serão bem-vindos. A concepção crítica deve ser atualizada e aplicada de forma interdisciplinar conforme o escopo deste periódico.

Data limite para recebimento de artigos: 30/05/2018 (Consultar as normas)

Idiomas: português, espanhol, inglês e francês.

Forma de envio do artigo para este volume SOMENTE via e-mail do editor, prof. Dr. Carlos Magno Gomes: calmag@bol.com.br

Obs.: Só serão publicados textos avaliados por pareceristas e que estejam em conformidade com o escopo da revista e com as normas.

 

Volume 29 -  jan/jul 2018 

Dossiê: Estereótipos e atitudes

Organizadores:

Profa. Dra. Rachel Meister Ko Freitag  (UFS)

Prof. Dr. Marcus Eugênio Oliveira Lima (UFS) 

Este dossiê abre o debate para diferentes enfoques da linguagem e da psicologia comportamental acerca dos estereótipos humanos e linguísticos. Pensamos nos estereótipos da língua, que são rotulados por serem diferentes da norma culta, assim como os estereótipos identitários, que são rejeitados por se comportarem fora do padrão.  Nesse rumo, aceitamos artigos que debatam a condição do estereótipo como algo excluído, ou como parte de um todo.  A concepção  teórica deve ser atualizada e aplicada de forma interdisciplinar, valorizando concepções teóricas da linguística ou da psicologia, conforme o escopo deste periódico.

Data limite para recebimento de artigos: 30/04/2018. (Consultar as normas)

Idiomas: português, espanhol, inglês e francês.

Forma de envio do artigo para este volume SOMENTE via e-mail da organizadora, Profa. Dra. Raquel Meister Ko. Freitag: rkofreitag@uol.com.br

Obs.: Só serão publicados textos avaliados por pareceritas em conformidade com o escopo da revista e com as normas.


 
Publicado: 2018-03-17
 
Outras notícias...

v. 28: Ano XII - jul-dez de 2017 | Dossiê Deslocamentos críticos contemporâneos


Capa da revista