Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura

Este periódico foi bem avaliado no quadriênio (2013-2016),  pelas áreas da CAPES: Letras B2,  Educação B2,  Interdisciplinar B2, Antropologia B3 e Ensino B3. 

A Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura foi fundada em 2006,  com a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu)  do Campus de Itabaiana da UFS, com o objetivo de divulgar pesquisas interdisciplinares.  Com o tempo, a revista se expandiu e passou a divulgar trabalhos de diversos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Letras, Educação, Ensino, entre outros, do Campus de São Cristóvão. O Conselho Editorial é composto por pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos, Portugal, Espanha e França. Os volumes são organizados em parcerias e colaborações nacionais e internacionais com dossiê e seção livre, que podem ser divididos em Estudos Literários, Estudos Linguísticos e Interdisciplinares, de acordo com a temática proposta. Tanto o Dossiê, quanto a Seção Livre recebem artigos inéditos com ênfase em estudos interdisciplinares de diferentes áreas: Ensino, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Interdisciplinar e Educação. 

E ISSN : 1980 - 8879 

This journal was well evaluated in the quadrennium (2013-2016), by the areas of CAPES: Letters B2, Education B2, Interdisciplinary B2, Anthropology B3 and Teaching B3.

The Interdisciplinary - Journal of studies in language and literature was founded in 2006, with the creation of the first Postgraduate Course in Letters (Lato Sensu) of the Campus of Itabaiana of UFS, aiming to promote interdisciplinary research. Over time, the journal expanded and began to disseminate works from several Postgraduate Programs (Stricto Sensu) Letters, Education, Teaching, among others, from the Campus of São Cristóvão. The Editorial Board is composed of researchers from Brazil, the United States, Portugal, Spain and France. The volumes are organized in national and international partnerships and collaborations with dossier and free section, which can be divided into Literary Studies, Linguistic and Interdisciplinary Studies, according to the proposed theme. Both the Dossier and the Free Section receive unpublished articles with an emphasis on interdisciplinary studies of different areas: Teaching, Philosophy, Sociology, Anthropology, Interdisciplinary and Education.

Notícias

 

Chamadas para publicação: Chamadas para publicação: Chamadas para 2019 | Call for papers 2019

 

Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura (ISSN 1980-8879)

Classificada pela CAPES em 2016: Letras B2, Educação B2,  Interdisciplinar B2, Antropologia B3 e Ensino B3

Volume 32 -  jul./dez. 2019

Organizadoras:
Profa. Dra. Anélia Pietrani (UFRJ) e Profa. Dra. Lucia Zolin (UEM)

Volume temático: Escritas de resistência: literatura de autoria feminina

Os estudos feministas e a crítica literária feminista têm ampliado o debate acerca do resgate de escritoras silenciadas pela história literária. No caso do Brasil, muitas autoras passaram a ganhar reconhecimento após a revisão de suas obras como Maria Firmina dos Reis, Nísia Floresta, Júlia Lopes de Almeida, Alina Paim, entre tantas outras. Esse processo de ampliação dos estudos acerca da autoria feminina também se faz presente na América Latina e nos países africanos. Dessa forma, abrindo espaço para estudos acerca da resistência das escritoras de diferentes nacionalidades, este volume temático aceita artigos sobre a produção de autoria feminina a partir da crítica literária feminista como as de Judith Butler, Gayatri Spivak, H eloísa Buarque de Hollanda, Elódia Xavier, Constância Lima Duarte, Rita Terezinha Schmidt, entre tantas outras.  Os estudos podem promover o debate tanto sobre questões estéticas como enfocar nas estratégias de resistência que cada autora usou para questionar seu contexto histórico de opressão e exclusão, construindo um imaginário literário condizente com a luta de sua época. Damos prioridades às abordagens literárias interdisciplinares pautadas pelos estudos de gênero e por mudança de paradigmas de recepção.


Prazo final para recebimento de artigos: 30/07/2019.

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Volume 31 -  jan./jun. 2019
Dossiê: Ensino de leitura por abordagens híbridas 

O ensino de leitura literária tem agregado o debate sobre abordagens multimodais como estratégia de recepção de obras literárias, aproximando os leitores das novas tecnologias. Assim, o uso de novas ferramentas digitais para o ensino de leitura e leitura literária tem ganhado adeptos das práticas pedagógicas contemporâneas voltadas para a formação de um leitor crítico. Diante desse contexto, aceitamos artigos que debatam propostas  de ensino de leitura pelas diferentes interfaces dos estudos dos multiletramentos, ou que proponham abordagens pedagógicas inclusivas para o ensino de leitura em diferentes contextos sociais , ou priorizem a produção de material didático sobre ensino de leitura tanto a estética como a cultural.
Os artigos da Seção Livre devem contemplar a diversidade de abordagens teóricas e críticas das pesquisas interdisciplinares das áreas: Letras, Interdisciplinar, Educação e áreas afins.

Prazo final para recebimento de artigos: 30/05/2019.

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Publicado: 2019-05-15
 
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v. 31: Ano XIV - jan.-jun. de 2019 | Dossiê Leitura e abordagens híbridas


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