Notícias

  • Lançamento da edição "Tradução, Psicanálise e Justiça"

    2020-12-18

    No presente dossiê apresentaremos as traduções da “Carta a Molanus sobre Moral, Deus e a Alma (1679?)”, de Gottfried Wilhelm de Leibniz (1646-1716), “A artificialização da ética: Kant em meio a artefatos”, de Jean-Pierre Dupuy (1941-), e “Mais sobre o Coringa: do niilismo apolítico para uma nova esquerda, ou porque Trump não é um Coringa”, de Slavoj Zizek (1949-), que são o resultado de parte daqueles encontros semanais que duraram mais de um ano e que explicitam, mais uma vez, certas práticas tradutórias do GEFILUFS; traduções vastamente anotadas e que fazem a base de muitos dos artigos aqui mesmo apresentados. Não podemos deixar de mencionar que desde o início tais eventos têm contado com a fundamental colaboração de mais outros três grupos de pesquisa, o Vivavox também da UFS, o Linguagem e Cognição da UFAL, nossos velhos colaboradores já, e agora passamos a contar também com a colaboração do “Laboratório de Filosofia” associado aos departamentos de Filosofia e de Artes da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros – MG), principalmente nas pessoas de Alex Fabiano Correia Jardim e Paulo Henrique Dias.

    Saiba mais sobre Lançamento da edição "Tradução, Psicanálise e Justiça"
  • Lançamento da edição "Crise da verdade e crítica da pós-verdade"

    2020-12-18

    Temos à nossa frente um novo Dossiê de O Manguezal – Revista de filosofia. Bem-vindos!
    O presente volume reúne textos de alunos do Programa de Graduação em Filosofia e de alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe. A todos eles, agradecemos por suas valiosas colaborações.
    O ponto de confluência de todos os artigos são o conceito de verdade – sem dúvida um dos mais profundos problemas filosóficos da antiguidade – e o conceito de pós-verdade – talvez o mais interdisciplinar novo problema filosófico da contemporaneidade.

    Saiba mais sobre Lançamento da edição "Crise da verdade e crítica da pós-verdade"
  • Caderno de Resumoa do Primeiro Colóquio de Mulheres na Filosofia da UFS

    2019-07-03

    O primeiro Colóquio de Mulheres na Filosofia da Universidade Federal de Sergipe apresenta seu caderno de resumos, compondo, de certo modo, o reflexo da produção filosófica realizada pelo público feminino – tanto sob a forma de produções acadêmicas por via das pesquisadoras brasileiras, quanto por um conteúdo que revela a vasta produção conceitual de filósofas ao longo da história. Após a constatação de uma realidade na qual as mulheres, ao longo da história da filosofia, assim como na história em geral, ainda lutam por espaço e reconhecimento, surgiu a ideia e iniciativa para a realização deste colóquio, cujos primeiros frutos já podem ser verificados no presente caderno.

     

    Link: https://seer.ufs.br/index.php/omanguezal/issue/view/809

    Saiba mais sobre Caderno de Resumoa do Primeiro Colóquio de Mulheres na Filosofia da UFS
  • Riso ou Flora deu vazão pro mar

    2018-01-15
    Olá, pessoal!Gostaríamos de anunciar que a primeira edição da revista O Manguezal já está disponível para download. Esta é uma revista feita pelos alunos de graduação em Filosofia da Universidade Federal de Sergipe para, principalmente, outros alunos da graduação.Gostaríamos também de agradecer a todos os estudantes e professores que participaram do processo que deu vida à revista, tanto aqueles que publicaram, quanto aqueles que ajudaram num quesito mais técnico e burocrático. Obrigado aos alunos e aos professores do nosso departamento. Aqui está a primeira edição, o primeiro produto do nosso esforço.  Saiba mais sobre Riso ou Flora deu vazão pro mar