Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Comissão Editorial da Revista Ponta de Lança torna público aos interessados que receberá, de forma contínua, artigos, resenhas, textos de entrevistas, traduções de documentos, textos clássicos e comunicações de pesquisas, de caráter inédito, cujas matérias tratem das teorias, objetos e metodologias da História e demais ciências sociais e humanas, que versem principalmente sobre a memória e a cultura, resultantes ou não de pesquisas empíricas que compreendam discussões no âmbito das humanidades.

Os textos não devem ser identificados para garantir a avaliação as cegas. Os créditos do(s) autor(es), endereço para correspondência incluindo telefone, e-mail etc. somente será indicado nos campos indicados dos metadados do sistema de submissão.

Os manuscritos serão enviados com titulo em portugês e em língua extrangeira(ingles e/ ou espanhol), sempre acompanhados de um resumo de no máximo 10 linhas e 3 palavras-chave em português e em inglês.

A Formatação do texto deverá seguir as seguintes especificações:

Configuração da página: formato A4; orientação retrato (em todo o trabalho); margens: superior e esquerdo 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm; cabeçalho e rodapé 1,5 cm.

Fonte: Time New Roman 12, justificado; sem recuo inicial de parágrafo, espaçamento entre linhas de 1,5; com espaços automáticos entre os parágrafos; sem paginação, contendo os artigos entre 21.000 e 42.000 caracteres (contando espaços). As resenhas de livros deverão conter no máximo 12.000 caracteres

Referências: As citações devem aparecer no corpo do texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, data de publicação, página(s) citada(s).

No caso de diferentes títulos do mesmo autor no mesmo ano, o dado diferencial será uma letra após a data. Por exemplo: (LE GOFF, 1984a, p. 27). Estas citações abreviadas enviam à bibliografia no final do artigo e que deve apresentar indicações completas, como segue:

Livro: SOBRENOME, Nome. Titulo do livro em negrito. Edição (se não for a primeira). Cidade: Editora, ano.

Capítulo de Livro: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Titulo do livro em negrito. Edição (se não for a primeira). Cidade: Editora, ano, número (s) da (s) página (s).

Artigos de Revistas ou capitulos de livro, ou de obra coletiva: SOBRENOME, Nome. Titulo do artigo. Titulo do periódico em negrito, local de publicação, volume e/ou número do periódico, número(s) da(s) página(s), data de publicação.

Outros Documentos:
IBGE (negrito). Anuário Estatístico do Brasil - 1995. Rio de Janeiro: IBGE, 1996.

As notas de rodapé podem ser utilizadas quando for preciso introduzir uma conceituação, uma discussão, que no corpo do texto quebraria a fluência do texto.

Os referidos textos deverão seguir as cláusulas:

  1. 1. Os textos encaminhados à Comissão Editorial da Ponta de Lança serão apreciados por 02 (dois) pareceristas indicados pela comissão, que poderão aceitá-los integralmente, propor reajuste ou recusá-los, com base em critérios técnicos e deverão obedecer às normas de FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS, estabelecidos nesta Revista. Havendo necessidade, pode-se solicitar um terceiro parecer.
  2. 2. Os textos que não observarem os padrões aqui estabelecidos não serão publicados.
  3. 3. O conteúdo dos textos deve ser analisado criteriosamente por um profissional de gramática e é de responsabilidade exclusiva de seus autores realizarem a tarefa de enviar a Revista PONTA DE LANÇA.
  4. A remessa de textos implica autorização para publicação e cessão gratuita de direitos autorais.
  5. Cabe à Comissão da Revista a decisão referente à oportunidade da publicação dos trabalhos apresentados.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.