A Expressão da Religiosidade popular nordestina na devoção a São Gonçalo no Piauí

Autores

  • Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Resumo

A Dança de São Gonçalo, muito frequente na zona rural do município de Campo Maior-PI, apresenta-se como um ritual de pagamento de promessas realizado na forma de dança e cantoria. O trabalho se propõe analisar como se dá a relação entre os devotos, o santo e a comunidade estabelecida a partir da realização do ritual de pagamento das promessas feitas a São Gonçalo, em que há envolvimento de diversos entes familiares e sociais.  A orientação metodológica inclui coleta dos dados, a observação dos rituais, entrevistas com os devotos, captura e uso de fotografias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Doutorando em História Social da Amazônia UFPAMestre em Antropologia UFPI, Especialista em História e Cultura Afro-brasileira e Africana UESPI, Licenciado em História UESPI.

Referências

ABREU, Martha. O império do divino. Festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830-1900). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Os deuses do povo: um estudo sobre religião popular. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CASCUDO, Luiz da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 1954.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2007.

FERNANDES, Albino Gonçalves. S. Gonçalo de Amarante, seu culto entre portugueses e luso-descendentes do nordeste brasileiro. CL & Tróp., Recife, 1(2): 20 1-236, jutidez. 1979.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. São Paulo: Global, 2006.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano das ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2003.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva: Forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUS, Marcel Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

POLLACK, Michel. Memória e identidade Social. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Ed. Vértice, nº 10, 1992 (pp. 200-215).

ROCHA, Ewelter. Objeto, imagem e percepção: forma e contemplação dos altares do Horto. In: BARBOSA, Andréa (Org.). A experiência da imagem na etnografia. São Paulo: Terceiro Nome, 2016.

SANTOS, Beatriz Catão Cruz. A festa de São Gonçalo na viagem em Cartas de La Barbinais. Via Spiritus, Rio de Janeiro, vol. 11, p. 221-238, 2004.

SANTOS, Beatriz Catão Cruz. O Santo do Bispo. Topoi, v. 7, n. 13, jul.-dez. 2006, pp. 300-330, p. 300.

SOUZA, Laura de Melo e. O diabo e a terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

TINHORÃO, José Ramos. As festas no Brasil Colonial. São Paulo: Editora 34, 2000.

VIEIRA, Antônio. Sermão de São Gonçalo. In: VIEIRA, Antônio. Sermões. Erechim: EDELBRA, 1998.

WOORTMANN, Klass. Com parente não se negoceia: o campesinato como ordem

moral. Anuário Antropológico/80. Fortaleza/Rio de Janeiro, Edições UFC/Tempo

Brasileiro, 1982.

ZALUAR, Alba. Os homens de Deus: um estudo dos santos e das festas do catolicismo popular. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

E SILVA, Márcio Douglas de Carvalho. A Expressão da Religiosidade popular nordestina na devoção a São Gonçalo no Piauí. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 13, n. 24, p. 29–47, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/10737. Acesso em: 19 abr. 2024.